Apple lança novo MacBook Pro com Touch ID e barra multitoque

EscritórioMac
0 0 Sem Comentários

Os rumores estavam certos. O novo MacBook Pro tem uma barra multitoque que oferece funções diferentes conforme o programa que o utilizador estiver a usar. E ainda adiciona um leitor de impressão digital no botão ligar.

Foi tudo apresentado ontem em Cupertino, no último evento de produtos da Apple em 2016. Foi uma apresentação sem pompa nem circunstância, em que falaram Tim Cook, Phil Schiller e Craig Federighi. O MacBook Pro já não era atualizado há três anos.

“O Mac é mais que um produto para nós. É uma afirmação de tudo o que fazemos na Apple”, disse o CEO Tim Cook antes dos novos modelos serem revelados.

Com o novo design e funcionalidade, sairão duas versões, uma de 13 e outra de 15 polegadas. Os preços são elevados, como já era esperado: 1799 dólares para o de 13” e 2399 dólares para o de 15”. Ambos chegarão ao mercado ainda em novembro.

Além de autenticar o utilizador, o Touch ID no botão ligar/desligar também permite fazer pagamentos seguros com Apple Pay. É um acrescento que há muito era pedido.

Já a Touch Bar, a barra tátil que é adicionada, vem substituir a fila de teclas de função com botões personalizáveis. As demonstrações feitas em palco incluíram o Photoshop e foram bem interessantes, e mostraram como é que a barra se altera de acordo com a aplicação que está a ser usada.

Tim Cook falou de uma “reinvenção do portátil”, algo que é exagerado tendo em conta apenas estes acrescentos. O design não mudou muito, o hardware interno foi atualizado e as melhorias são as habituais – mais fino e leve, com maior desempenho, dez horas de autonomia. Mas a barra tátil pode, de fato, mudar a forma como o utilizador interage com o seu Mac. E sendo um portátil virado para profissionais, é expectável que mais inovações apareçam a partir desta novidade.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor