Apple desilude investidores e ações caem quase 7 por cento

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Imagine-se um cenário em que uma das maiores empresas do mundo anuncia um recorde nas vendas, só que vê os investidores fugir a sete pés. Parece impensável, mas foi o que aconteceu com a Apple depois de ter revelado os resultados do terceiro trimestre, do seu ano fiscal, esta terça-feira.

A gigante tecnológica vendeu 47,5 milhões de unidades do seu dispositivo-rei, o iPhone, no último trimestre, mais 35 por cento do que em igual período de 2014. Além disso, registou um aumento dos lucros em 38 por cento, chegando aos 10,7 mil milhões de dólares. Mas aquilo que podia parecer um paraíso contabilístico para os investidores revelou-se um motivo de fuga.

Na negociação pós-mercado, as acções estavam já a deslizar sete por cento, uma inclinação que se confirmou na abertura da bolsa de Nova Iorque desta quarta-feira, com as ações da empresa a descerem 6,7 por cento, para os 121,99 dólares.

A verdade é que os analistas esperavam mais da Apple. Por exemplo, Rod Hall, analista de tecnologia na JP Morgan, previa vendas de iPhones a rondar os 49 milhões de unidades, segundo o jornal The Telegraph. Havia analistas a esperar cenários ainda mais positivos, apontando para os 52 milhões de iPhones vendidos.

A explicar a quebra no valor das ações estão também as estimativas pouco animadoras para o próximo trimestre da Apple. A empresa de Cupertino prevê receitas totais a variar entre os 49 mil milhões e os 51 mil milhões de dólares, o que fica aquém dos 51,12 mil milhões previstos pelos analistas, escreve a Reuters.

Nem mesmo a informação de que as vendas no mercado chinês duplicaram, atingindo um valor de 13,23 mil milhões de dólares, foi suficiente para encobrir a deceção causada pelas vendas totais de iPhones.

E o Apple Watch?

Quem está curioso em relação aos números para as vendas do Apple Watch vai ter de esperar. A Apple não avançou com detalhes específicos sobre o desempenho do novo dispositivo, mas Lucas Maestri, CFO da empresa, disse em declarações à Reuters que “ as vendas do Apple Watch superaram as nossas expetativas”.

Segundo o The Telegraph, há relatos de que as vendas do Apple Watch diminuíram 90 por cento depois do sucesso durante as semanas que se seguiram ao lançamento, em abril. Atualmente, a marca da maçã está a vender menos de 20 mil unidades por dia, enquanto na primeira semana este número rondava os 200 mil.

 

 


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