Apple contrata co-fundadora do laboratório Google X

InovaçãoInvestigação

A Apple fez uma contratação de peso para os seus projetos relacionados com o sector da saúde: Yoky Matsuoka, uma das cofundadoras dos laboratórios semi-secretos de inovação Google X.

Yoky Matsuoka, uma especialista em robótica, também liderou a área de tecnologia na Nest, a empresa de termostatos inteligentes que a Google comprou em 2014. A Apple confirmou a contratação, citada pela Fortune, referindo que a responsável irá reportar ao diretor de operações, Jeff Williams, que tem sob sua alçada as várias iniciativas de saúde da marca.

Entre estas está a plataforma HealthKit, para os programadores de aplicações, a ResearchKit, que permite a utilização de dispositivos móveis em estudos clínicos, e CareKit, que ajuda os pacientes a melhorarem os seus cuidados médicos.

De acordo com uma publicação que Matsuoka fez na plataforma Medium no ano passado, a sua carreira ficou em suspenso após a saída da Nest devido a um problema de saúde. Na altura do diagnóstico, a especialista estava a caminho do Twitter, mas decidiu não aceitar o cargo.

A responsável nasceu no Japão e emigrou para os Estados Unidos para seguir uma carreira no ténis, mas lesões levaram-na ao MIT, onde se doutorou e ajudou a desenvolver o braço robótico BarrettHand.

Em 2009, Matsuoka ajudou a fundar o laboratório de inovação Google X e saiu em 2010 para a Nest, onde desenvolveu a interface e os algoritmos de aprendizagem automática dos produtos da empresa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor