Aplicações móveis e sucesso dos negócios de mãos dadas!

AppsMobilidadeNegóciosSoftware

A crise mundial levou as empresas a repensarem os seus investimentos e estratégias de negócio. Para se manterem competitivas têm de conseguir responder às mudanças e ajustar-se com rapidez às novas circunstâncias. Neste contexto, as soluções de gestão assumem um papel central na garantia da competitividade das organizações. A evolução do conceito de mobilidade modificou

Opnião - Fernando Amaral-01

A crise mundial levou as empresas a repensarem os seus investimentos e estratégias de negócio. Para se manterem competitivas têm de conseguir responder às mudanças e ajustar-se com rapidez às novas circunstâncias. Neste contexto, as soluções de gestão assumem um papel central na garantia da competitividade das organizações.

A evolução do conceito de mobilidade modificou a forma como as pessoas e as organizações comunicam e as tecnologias inerentes constituem cada vez mais uma prioridade para as empresas, que reconhecem benefícios de produtividade e competitividade na adoção de soluções empresariais de gestão para os dispositivos móveis. Grande parte das empresas possui já a informação organizada em sistemas informáticos acessíveis a partir de computadores. Contudo, sabemos que muitas atividades exigem-nos mobilidade, dentro ou fora da empresa. Por esta razão, as aplicações móveis detêm um papel fundamental na dinamização e evolução dos processos e modelos de negócio.

Rigatoni with seafood

A necessidade de acesso à informação ‘em movimento’ é uma realidade cada vez mais presente nas diferentes áreas do dia-a-dia e a adoção de sistemas integrados de gestão em plataformas móveis permite que a organização desenvolva todas as suas potencialidades. Desta forma, é possível aumentar a comunicação, a visibilidade e a segurança e, por outro lado, aceder diretamente e em tempo real aos diversos dados da empresa.

Um estudo desenvolvido pela IDC Portugal sobre o impacto da mobilidade na redução de custos e no aumento da produtividade no país revela que mais de 2,8 milhões de pessoas podem ser consideradas trabalhadores móveis – o equivalente a mais de 50% da população ativa. Esta realidade tem sido responsável pelo grande crescimento das vendas e da utilização de equipamentos móveis, sendo Portugal um bom exemplo deste paradigma! Em função da maior flexibilização da força de trabalho, maior produtividade e da melhoria do relacionamento com o cliente, a mobilidade empresarial tornou-se um tema central para as organizações.

É cada vez mais comum que os decisores nas empresas permaneçam longos períodos de tempo em viagem, mantendo-se operacionais graças a software de gestão adaptado a dispositivos móveis, e assim podem monitorizar todo o negócio e atividade da empresa, com apenas um click, à distância. O mesmo acontece com os restantes colaboradores, que muitas vezes necessitam de deslocar-se a reuniões fora do escritório, executar serviços no exterior, etc. As aplicações móveis permitem estender os sistemas informáticos da empresa ao exterior, constituindo um novo e eficaz canal de comunicação.

Os sistemas de gestão de dispositivos móveis são especialmente adequados para otimizar e ampliar a autonomia e eficiência das organizações. As vantagens são inúmeras: acesso à informação em tempo real, a partir de qualquer lugar; o registo de informação nos mesmos sistemas da empresa de forma imediata, contribuindo para a diminuição da probabilidade de erros e evitando a duplicação de trabalho; o aumento da sustentabilidade da empresa, e por fim, mas de extrema importância, a melhoria substancial da qualidade de vida dos colaboradores!

É assim evidente a utilidade de um sistema dinâmico de controlo e gestão de dispositivos móveis, que assegure uma fácil organização e otimização das tarefas. —

A evolução dos mercados e da tecnologia tem ditado novas tendências nas soluções de gestão para as empresas. Algumas tecnologias e conceitos estão a impulsionar a adoção de plataformas mais inteligentes, e as empresas produtoras de software têm que estar alinhadas com o desenvolvimento para estas novas plataformas e com as vantagens que estas trazem às empresas, seja aos gestores ou a qualquer outro colaborador.

Para além de as empresas e os utilizadores se estarem a tornar cada vez mais adeptos da tecnologia móvel e da multiplicação dos dispositivos, a própria situação do mercado exige que as empresas estejam em permanente contacto com os seus clientes, fornecedores e parceiros de negócio.

Com a própria evolução da tecnologia e sua consequente adoção, a informação está agora sempre com os gestores, em qualquer lugar, nos seus dispositivos móveis. Os gestores atuais esperam trabalhar em horários e períodos não convencionais, pelo que esperam a compatibilidade das soluções de gestão com os seus equipamentos móveis (smartphones, tablets).

Ter informação em tempo real é hoje em dia fator crítico de sucesso nos negócios, já que permite decidir, aprovar, autorizar, negociar, gerir projetos, entre outros. Com esta “inteligência portátil”, os profissionais revolucionam processos, agilizam a tomada de decisão e ampliam as oportunidades de negócio. Eu próprio acompanho diariamente e em qualquer lugar, através dos meus equipamentos móveis, as inúmeras informações chave da empresa como a faturação, dados financeiros, compras, estado dos negócios ou vendas. Isto permite-me tomar medidas no imediato e aumentar a produtividade da minha empresa e dos colaboradores.

Mas não basta ter os dados centralizados, é preciso transformá-los em informação de apoio à gestão e à estratégia da empresa, de forma transversal. Há necessidade de cruzar toda a informação, tê-la disponível na hora, sem necessidade de recorrer a relatórios complexos, folhas de cálculo ou outras tarefas demoradas e de interpretação mais difícil.

As decisões informadas e em tempo real são sem dúvida fatores críticos de sucessos num mercado competitivo como o atual.

Para nós, o grande desafio é dotar as empresas com ferramentas de gestão cada vez mais eficientes, com maior capacidade de mobilidade que lhes permitam reduzir custos e ser mais eficazes. É preciso avaliar constantemente se a solução de gestão da empresa corresponde às necessidades efetivas para fazer crescer o negócio.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor