Moovit estreia-se no trânsito de Porto, Lisboa, Coimbra e Funchal

AppsMobilidade

A aplicação de transporte local Moovit deixou de estar em fase beta e acaba de ser lançada oficialmente em Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal. A aplicação inclui informação de 18 sistemas de trânsito destas quatro cidades.

A aplicação, gratuita, combina dados oficiais de tráfego com informações em tempo real fornecidas directamente pela sua comunidade de editores voluntários que “fornecem” esta aplicação.

A versão beta surgiu em finais de 2014 e desde a sua chegada já atingiu os 125 mil utilizadores, diz a empresa. “O programa de comunidade também regista grande sucesso em Portugal, com mais de 640 editores em Lisboa, e mais de 90 no Porto, que ajudam a manter os dados da aplicação o mais actualizados possível”.

A aplicação proporciona informação actualizada sobre os autocarros SMTUC em Coimbra, HF e EACL no Funchal, 10 sistemas de transporte diferentes em Lisboa (incluindo Metropolitano de Lisboa, linhas de VLT de Metro Transportes do Sul e as linhas da CP), e cinco sistemas de trânsito no Porto (incluindo as linhas da CP Porto e as linhas do metro do Porto).

A comunidade de editores em Lisboa e no Porto continua a mapear e adicionar novas linhas e, em breve, irá abranger toda a região da Grande Lisboa.

Além do programa comunitário, os utilizadores do Moovit também poderão enviar relatórios através da aplicação sobre as suas experiências de viagem tais como: dados de congestionamento, limpeza, cancelamentos inesperados, mudanças nos serviços e muito mais. Estes dados provenientes de varias fontes são depois apresentados a outros utilizadores em tempo real para que eles possam ver de que forma estas alterações podem afectar a viagem que estão a realizar à medida que percorrem as suas cidades.

“Moovit já ajuda milhões de utilizadores por todo o mundo a fazerem viagens mais tranquilas e simples nos transportes públicos, e agora que estamos a sair da fase, os utilizadores portugueses também terão acesso a dados vitais sobre os transportes públicos”, explica em comunicado Alex Mackenzie Torres, CMO da Moovit. “O lançamento em Portugal é importante para nós na medida em que continuamos a fazer crescer a aplicação e a conectar mais e mais cidades umas às outras em todo o mundo.”

A empresa pretende acrescentar ainda mais cidades portuguesas à aplicação nos próximos meses de modo a conectar ainda mais sistemas de trânsito em todo o país e permitir que os utilizadores possam viajar entre cidades com facilidade. Moovit está disponível gratuitamente para todos os dispositivos iOS e Android e é usado por mais de 35 milhões de utilizadores em mais de 800 cidades e 60 países em todo o mundo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor