Anunciadas fim das actualizações do Windows XP

Software

Depois de 13 anos no mercado, a Microsoft dá como terminado a vida do sistema operativo Windows XP. A popularidade deu-lhe uma extensão e ajudou a sobreviver desde 2008 mas o seu fim já foi marcado para o dia oito de abril do 2014. O sistema operativo ainda é utilizado por cerca de 30 por

Depois de 13 anos no mercado, a Microsoft dá como terminado a vida do sistema operativo Windows XP. A popularidade deu-lhe uma extensão e ajudou a sobreviver desde 2008 mas o seu fim já foi marcado para o dia oito de abril do 2014.

xpO sistema operativo ainda é utilizado por cerca de 30 por cento dos computadores do mundo. O Windows XP foi a versão mais longa da história do Windows, com quase 13 anos no mercado e foi lançado a 21 de outubro de 2001, quando chegou para substituir o pouco popular Windows 2000.

Fernando Calvo Velilla, director de Windows na Microsoft Ibérica enfatiza que não vão ser desenvolvidos novos remendos de segurança, nem irão assumir problemas legais e diz “acabou-se o suporte, nem grátis nem pago”. Os computadores continuaram a trabalhar com normalidade, mas passarão a ser um target mais vulnerável para os vírus e ataques informáticos, já que não terão actualizações e não vão ser compatíveis com os outros sistemas operativos mais novos.

A Microsoft procura incentivar sobretudo as empresas a substituir o Windows XP, pelos sistemas mais novos como o Windows 7, 8 ou 8.1 que estará a venda a finais de Outubro 2013. O gigante do Software insiste em que o preço não vai ser um impedimento, dado que se encontra perto dos 150 euros e já inclui as últimas atualizações. “Temos um acordo com a HP para ajudar com o financiamento, para ajudar na transição com descontos e ofertas. Queremos focar-nos nas ferramentas de migração”, afirma Calvo.

Uma das novidades já anunciadas sobre o Windows 8.1, é o retorno do “Iniciar”, dado as criticas por parte dos usuários sobre a sua eliminação. O sistema apresentará um desktop similar ao Windows 7 com os ícones novos da versão 8.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor