Android pode ser salvação dos BlackBerry

EscritórioMobilidadeSmartphonesSOSoftware

O Android poderá vir a ser a salvação dos smartphones da BlackBerry. A chegada de milhares de aplicações do sistema operativo poderá estimular as vendas e acabar com o mau desempenho comercial dos smartphones da marca canadense. A próxima atualização de software para equipamentos com o sistema operativo BlackBerry 10 pode vir com suporte para

O Android poderá vir a ser a salvação dos smartphones da BlackBerry. A chegada de milhares de aplicações do sistema operativo poderá estimular as vendas e acabar com o mau desempenho comercial dos smartphones da marca canadense.

blackberry-z10A próxima atualização de software para equipamentos com o sistema operativo BlackBerry 10 pode vir com suporte para aplicações provenientes do Android. A empresa canadiana encontra-se a preparar o BB10 para suportar aplicações do sistema operativo da Google.

Antes qualquer aplicação desenvolvida para os smartphones da BlackBerry tinham que ser criada com ferramentas próprias da empresa. Porém, agora, com a próxima atualização de software, já haverá suporte para ficheiros .apk, correspondentes aos ficheiros de instalação das aplicações do Android.

A BlackBerry contactou pelo menos quatro programadores Android para submeterem as aplicações num novo espaço na loja de conteúdos da empresa, a BlackBerry World. As aplicações Android vão ter um espaço próprio e, ao que tudo indica, poderão ser descarregadas diretamente do mercado.

Será apenas necessário criar um perfil de programador e carregar o ícone do software e as respetivas capturas de ecrã. Se isto se vier a confirmar, pode ser uma nova oportunidade para os utilizadores que compraram equipamentos com o BlackBerry 10, pois uma das principais falhas é a falta de aplicações.

O mau desempenho comercial que a empresa do Canadá tem vindo a passar nos últimos tempos ditou sucessivos cortes no preço do BlackBerry Z10. Na Fnac o equipamento é vendido livre de operador por 299 euros. Já estão a ser comercializados em Portugal outros telemóveis como o BlackBerry Q10 e Z30, mas por preços superiores.

Esta manhã a B!T deu a notícia de que o diretor executivo de transição, John Chen, vai ocupar o cargo em definitivo, tendo a BlackBerry desistido de procurar um novo CEO. Segundo o responsável, a empresa vai-se focar novamente no segmento empresarial e de altas chefias, através do desenvolvimento maioritário de telemóveis com teclado físico. 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor