Android supera iOS em estabilidade

MobilidadeSO

Uma avaliação de desempenho realizada pela Crittercism revela que o sistema operativo Lollipop é, na verdade, mais estável do que o iOS 8, contrariando a tendência até aqui verificada. O Android Lollipop apresentou uma percentagem menor de falhas ou encerramentos forçados do que o concorrente. A Crittercism, empresa que realiza avaliações de desempenho e benchmarking

Uma avaliação de desempenho realizada pela Crittercism revela que o sistema operativo Lollipop é, na verdade, mais estável do que o iOS 8, contrariando a tendência até aqui verificada. O Android Lollipop apresentou uma percentagem menor de falhas ou encerramentos forçados do que o concorrente.

apple android

A Crittercism, empresa que realiza avaliações de desempenho e benchmarking de aplicações móveis, revela o resultado da análise comparativa entre os mais recentes sistemas operativos Android e da Apple. A conclusão é que o Lollipop é mais estável do que o iOS 8, cenário que vai ao encontro das opiniões dos utilizadores mas que segue no sentido contrário da tendência apresentada pelas versões anteriores.

Ainda assim, a diferença entre as estabilidades de um e outro é relativamente pequena, sendo que o Android Lollipop apresentou uma taxa de falhas de 2 por cento e o iOS registou 2,2 por cento na mesma categoria. Os motivos na base destas falhas ou encerramentos forçados podem ser múltiplos desde aplicações com erros a deficiências na memória.

De acordo com os dados da Crittercism, mais do que a ultrapassagem do Android em relação ao iOS, é importante realçar a evolução do sistema operativo da Google. Nas versões anteriores, Ice Cream Sandwich e KitKat, a percentagem de erros chegava aos 2,6 por cento o que significa uma melhoria de 0,6 por cento para este sistema operativo.

No iOS registou-se o processo inverso, já que na versão anterior, no iOS 7, esta mesma taxa era de 1,9 por cento, representando uma diminuição de qualidade de 0,3 por cento. Estes números demonstram que ao passo que o Android tem revelado uma evolução desejável, respondendo aos pedidos dos utilizadores, o iOS não conseguiu acompanhar a exigência e apresentou um sistema operativo mais problemático do que o habitual.

No entanto, apesar da qualidade no campo da estabilidade ter sido declarada superior no Lollipop, a verdade é que, recentemente, o Android revelou os números sobre quais os sistemas operativos mais utilizados pelos consumidores e o Lollipop havia chegado apenas a menos de dois por cento dos equipamentos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor