Amazon abre loja física sem caixa: é escolher e levar

Cloude-MarketingInovação
0 0 Sem Comentários

Sem caixa, sem fila, sem operador: este é o supermercado do futuro, segundo a Amazon. A gigante da internet acaba de abrir em Seattle a sua primeira loja que usa inteligência artificial e aprendizagem de máquina para permitir que o consumidor entre, escolha o que quiser e saia sem passar pela caixa.

Como é que isso é possível? No supermercado Amazon Go, o consumidor usa a aplicação da empresa no smartphone para se autenticar na entrada. Isto é feito aproximando o smartphone de um leitor, semelhante aos que existem, por exemplo, em várias redes de metro.

A autenticação permite a entrada na loja e a partir desse momento o consumidor pode simplesmente escolher todos os produtos que deseja e sair da loja sem ficar à espera nas filas. Imagine-se o conceito: é como misturar a conveniência de comprar online com o imediato de comprar offline. Utiliza a sua conta na Amazon e escolhe os seus itens de forma direta. É uma ideia genial.

É também uma tecnologia que, aplicada em larga escala, pode acabar com milhões de postos de trabalho em todo o mundo. Se o supermercado não precisa mais ter caixa nem operadores, grande parte dos funcionários que hoje trabalham nessas lojas serão redundantes. Tal como acontece nos armazéns e na estrutura logística da Amazon, os funcionários terão uma missão por detrás da cortina, mas não precisarão mais atender diretamente o cliente. Só nos Estados Unidos, existem 3,5 milhões de pessoas a trabalharem como caixas.

A Amazon publicou um vídeo explicando o conceito e em menos de 24 horas já acumulou mais de 1,14 milhões de visualizações. O vídeo está disponível no YouTube.

O Wall Street Journal noticiou também que a Amazon poderá abrir mais de 2 mil lojas em vários formatos, se esse investimento inicial for bem sucedido.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor