Altran Portugal integra novo membro na sua equipa

Gestão

Rodrigo Maia é o novo diretor de Intelligent Systems contratado pela Altran Portugal, especializada em consultoria de engenharia de alta tecnologia.

unnamedO mais recente membro da empresa, tendo iniciado o seu cargo em março, possui um mestrado em engenharia eletrotécnica e de computadores pela Universidade de Coimbra, bem como um Global Executive MBA pela IESE Business School da Universidade de Navarra. Acumula na sua carreira mais de 15 anos de experiência profissional, pelo que tem um extenso percurso nacional e internacional.

O diretor de Intelligence Systems estreou-se profissionalmente como professor assistente do departamento de engenharia eletrotécnica e de computadores no Instituto Politécnico de Pomar, atividade que exerceu em simultâneo com o seu cargo de investigador no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, especializando-se em áreas da robótica e sistemas embebidos distribuídos, aplicados aos Sistemas Inteligentes de Transportes.

Em 2007 desempenhou a função de tecnhical manager e, mais tarde, de real time & embedded area manager na empresa Critical Software. Nesta empresa ficou responsável por projetos de desenvolvimento e validação de software embebido para sistemas críticos em diversas áreas, com destaque para o aeroespacial, o automóvel e o ferroviário. Ainda na mesma empresa, trabalhou com vários clientes, nomeadamente o Thales Alenia Space, a Visteon e a GE Transportation.

A partir de 2012, a carreira de Rodrigo Maia tem-se centrado, essencialmente, na vertente de gestão e suporte ao desenvolvimento de negócio, pelo que tem desempenhado funções como engineering manager da unidade de negócios de aeronáutica, espaço e defesa. Posteriormente, exerceu funções de principal engineer para o vertical da energia e mobilidade, pelo que a sua colaboração foi fundamental para definir e consolidar aa estratégia de mercado neste setor.

Entre 2012 e 2015, foi membro do Steering Board do Artemis-Industry Association, tendo contribuído para a afirmação da tecnologia nacional na área dos sistemas embebidos e tendo, também, ajudado a desenvolver o cluster de empresas portuguesas que participa na European Technology Platform.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor