Altran forma engenheiros especializados em Big Data Analytics

Big DataData-Storage

A Altran acaba de finalizar a primeira edição da Academia Big Data, que surgiu em parceria com NOVA LINCS da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).

A Academia Big Data teve a duração de um mês e o objetivo do programa era apoiar os profissionais a reforçarem as suas competências de análise de dados em processos de big data. Esta academia contou com a participação de 18 consultores de diversas áreas tecnológicas – nomeadamente engenharia bio-médica, bio-engenharia e engenharia física – dos quais 14 foram integrados nas equipas da Altran, em Lisboa e no Porto.

Rodrigo Maia, CTO da Altran Portugal, destaca que “Portugal é um país reconhecido na área do big data e é, por isso, um mercado estratégico para o grupo Altran. Temos um forte plano de crescimento, quer no mercado nacional e internacional.” O executivo acrescenta ainda que “queremos reforçar o contacto e parceria com as universidades,  para o desenvolvimento de competências dos recém formados e futuros profissionais nestas áreas”.

Na primeira edição, a Academia Big Data contou com um conjunto de especialistas e docentes da FCT-UNL para um programa de um mês intensivo. Este programa foi destinado a estudantes, recém-diplomados ou profissionais das áreas de engenharia.

“A Academia Big Data da Altran contribui para o desenvolvimento das competências técnicas dos estudantes de hoje, que serão os profissionais de amanhã. Programas como este são cruciais para criar especialistas em áreas emergentes como o Big Data Analytics, que necessitam de combinar um conhecimento tecnológico muitíssimo forte com a compreensão profunda dos seus domínios de utilização.”, refere Luís Caires, diretor da NOVA LINCS, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

A Academia Altran conta já com um total de 10 edições. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de competências técnicas e especializadas dos jovens profissionais. A próxima edição está prevista para o primeiro trimestre de 2017.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor