Alibaba compra participação na Youku

Negócios

A gigante chinesa de e-commerce Alibaba e a empresa co-fundada pelo seu presidente executivo Jack Ma, Yunfeng, acordaram em adquirir uma participação na fornecedora de serviços online de vídeo Youku Tudou por 1,22 mil milhões de dólares, uma jogada que intenta suplantar a sua arqui-inimiga Tencent. O negócio alvitra a tedencial hostilidade e feroz competição

A gigante chinesa de e-commerce Alibaba e a empresa co-fundada pelo seu presidente executivo Jack Ma, Yunfeng, acordaram em adquirir uma participação na fornecedora de serviços online de vídeo Youku Tudou por 1,22 mil milhões de dólares, uma jogada que intenta suplantar a sua arqui-inimiga Tencent.

Alibaba

O negócio alvitra a tedencial hostilidade e feroz competição entre a Alibaba e a Tencent, que atualmente disputam pelo monopólio do setor chinês da Internet.

A Alibaba e a Yunfeng passarão conjuntamente a controlar 18,5 por cento da Youku Tudou, cuja plataforma online de vídeo é em muito semelhante ao Youtube da Google.

A compra da participação vai colocar o diretor executivo da Alibaba, Jonathan Lu, no Conselho Diretivo da Youku Tudou.

“ O investimento da Alibaba vai reforçar a Youku Tudou como a maior plataforma online de vídeo da China e mais aprofundadamente diferenciar os nossos serviços e a nossa experiência de utilização, avançou o diretor executivo da Youku, Victor Koo mostrando-se deveras satisfeito com o negócio.

A Reuters havia já comunicado que a Alibaba planeava apresentar uma oferta pública inicial nos Estados Unidos, que valer-lhe-ia (assim esperava a Alibaba) 15 mil milhões de dólares.

A Tencent e a empresa online de retalho JD.com, no passado mês de março, estrategicamente uniram as suas operações de comércio eletrónico e as suas forças numa investida que visava suplantar, ou pelo menos enfraquecer, a sua competidora Alibaba, um plano que alvejava também o seu moribundo segmento mobile.

A entidade bancária Morgan Stanley está a aconselhar a Alibaba, enquanto que a Goldman Sachs é a consultora financeira da Youku Tudou.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor