Alemanha vai terminar contrato com a Verizon

OperadoresRedes

O governo alemão anunciou que vai terminar as suas relações com a unidade alemã da Verizon Communications quando, em 2015, o contrato com a empresa de telecomunicações expirar. A Alemanha aponta como motor desta decisão a espionagem por parte de agências de inteligência norte-americanas que empestam as redes por todo mundo com programas obscuros de

O governo alemão anunciou que vai terminar as suas relações com a unidade alemã da Verizon Communications quando, em 2015, o contrato com a empresa de telecomunicações expirar. A Alemanha aponta como motor desta decisão a espionagem por parte de agências de inteligência norte-americanas que empestam as redes por todo mundo com programas obscuros de monitorização de comunicações e recolha ilegítima de dados.

verizon

O Ministério do Interior germânico avançou que é imperativo que a Alemanha adote medidas de segurança mais austeras para as suas infraestruturas de comunicação e informação, visto que aquando das revelações das atividades imorais da Agência de Segurança Nacional, a Veriozon foi implicada como uma das empresas que, ainda que obrigada por ordem judicial, partilhava os dados acerca das comunicações de milhões de utilizadores com a infame agência.

Nestas circunstâncias, o governo alemão quer assegurar que todas as empresas assinem novos contratos nos quais garantam que não estão, de forma alguma, sob qualquer obrigatoriedade legal de partilha de informação com governos estrangeiros, pelo que a Verizon é de imediato excluída como eventual fornecedora de serviços.

No início deste ano, através de uma publicação num blogue, a Verizon contestou o poder dos Estados Unidos para impelir as empresas a partilharem dados dos seus clientes armazenados noutros países com o governo norte-americano. Nessa mesma, mensagem, a Verizon garantiu que defrontaria Washington em tribunal caso o governo norte-americano exigisse tais informações.

A empresa de telecomunicações nova-iorquina afirmou ainda que os Estados Unidos podem recorrer ao auxílio das autoridades locais noutros países para, sob a alçada de tratados internacionais, recolher dados armazenados em território estrangeiro.

“A Verizon Germany é um empresa alemã e, como tal, nós aquiescemos à lei alemã”, disse a empresa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor