Alcatel-Lucent reforça investimento no ISEL com tecnologia SDN

EmpresasNegócios

A Alcatel-Lucent e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa anunciaram o reforço da sua colaboração no High Leverage Network Laboratory. Este é um dos mais avançados laboratórios universitários de Portugal em tecnologia IP / MPLS, com a integração da tecnologia de Software Defined Networks da Nuage Networks. Com esta integração, o ISEL torna-se numa

A Alcatel-Lucent e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa anunciaram o reforço da sua colaboração no High Leverage Network Laboratory. Este é um dos mais avançados laboratórios universitários de Portugal em tecnologia IP / MPLS, com a integração da tecnologia de Software Defined Networks da Nuage Networks.

HLN LAB ALU ISEL_José Quadrado_Presidente ISEL (Esquerda)_Nakhle Matta_CSO_ALU (Direita)

Com esta integração, o ISEL torna-se numa das primeiras universidades europeias com um laboratório de tecnologia SDN. Isto vai permitir fortalecer a formação anual de mais de 150 estudantes nas últimas tecnologias das redes Cloud, contribuindo assim para a empregabilidade e para a competitividade dos alunos.

A Nuage Networks é uma nova iniciativa da divisão de IP Routing e Transport de Alcatel-Lucent e tem aplicado uma nova forma de pensar, baseada nas tecnologias de SDN para endereçar os desafios na implementação de Cloud Datacenters. Já a Virtualized Services Platform da Nuage Networks estabelece as bases para uma rede de data center aberta, programável pela camada aplicacional.

A migração das aplicações mais complexas para uma infraestrutura de tipo cloud torna-se mais ágil graças à eliminação dos processos lentos de configuração de rede, à automação da instanciação de serviços de networking e à possibilidade de poder facilmente escalar para responder às exigências das empresas, sem comprometer as especificidades, a flexibilidade, o controlo e a segurança de cada aplicação.

Este reforço de investimento reafirma o compromisso estrutural de Alcatel-Lucent com o desenvolvimento do futuro tecnológico e competitivo do país é deste modo reafirmado com o anúncio deste reforço.

O laboratório está aberto às empresas da indústria das Tecnologias da Informação e da Comunicação, assim como às de setores como utilities, transportes e banca, que poderão utilizar as instalações e capacidades técnicas e científicas para implementar projetos conjuntos.

O High Leverage Network Laboratory iniciou atividade no início de 2013 para apoiar a formação de estudantes dos três cursos de engenharia em eletrónica, telecomunicações e computadores, informática e computadores, e redes de comunicações e multimédia, ao nível de licenciatura e mestrado, suportados nas tecnologias mais avançadas de telecomunicações existentes no mercado.

Docentes e investigadores também utilizam o laboratório para atividades de I&D em cooperação com empresas e instituições das diversas áreas de atividade.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor