Agência Fiscal Sueca vai ter plataforma da Gemalto

GestãoInovaçãoSoftware

A empresa líder em segurança digital vai ser responsável pela tranformação da identificação da agência sueca que trata do registo da população, a Skatteverket.

A Gemalto assinou contrato onde vai fornecer a plataforma de autenticação eGov para serviços on-line, carteiras de identidade eletrônica e solução de recenseamento e emissão. A Skatteverket vai então passar a emitir um cartão de identidade que oferece comprovação de identidade e acesso a vários serviços do governo para todos os residentes, tenham eles cidadania sueca ou não.

O objetivo da Agência Fiscal Sueca é desenvolver em conjunto com a Gemalto uma identidade digital segura. Utilizando o eGov, este cartão de identidade vai permitir o acesso aos serviços da Skarreverket e outras autoridades do país.

O contrato com a Gemalto é de pelo menos cinco anos mas as carteiras de identidade começam este ano a ser fornecidas. A Gemalto vai implementar 80 quiosques, em 27 locais, onde os suecos se podem registar. A fotografia e asssinatura seguirão para a Gemalto para a emissão das carteiras.

“Ao usar nossa plataforma eGov baseada em nuvem para autenticar on-line e em segurança os cidadãos, a interação com as autoridades será simplificada”, disse Tommi Nordberg, Vice-Presidente Sênior para Programas Governamentais na Gemalto, em comunicado. “Como resultado, podemos oferecer suporte ampliado à estratégia de identidade digital da Skatteverket e aos usuários finais e encorajar um maior uso on-line das carteiras de identidade eletrônicas.”

Desde 2009 que a dprocura por este tipo de registo civil tem vindo a aumentar em vários países.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor