Aeroporto JFK vai adotar tecnologia de reconhecimento facial da NEC

Inovação
0 0 Sem Comentários

A NEC, fornecedor e integrador em soluções avançadas de TI, comunicações, redes e biometria, anunciou que está a colaborar com a Unysis para fornecer ao Serviço de Alfandega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (Customs and Border Protection – CBP), tecnologia de reconhecimento facial que será implementada no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque.

De acordo com a empresa nipónica, a solução visa melhorar o processo de controlo de entradas através da verificação precisa da identidade dos viajantes e, assim, evitar tentativas de entrada de forma ilegal nos Estados Unidos.

A tecnologia de reconhecimento facial da NEC, NeoFace Match, foi integrada pela Unisys numa ferramenta que permitirá comparar, em tempo real, a imagem do passaporte eletrónico com a imagem tirada durante o processo habitual de inspeção de entrada. O Aeroporto Internacional John F. Kennedy é o mais movimentado do mundo e o uso de tecnologia vai ajudar reduzir o tempo de espera das entradas.

A implementação inicial será aplicada a pessoas que utilizam pela primeira vez o programa Visa Waiver Program (VWP) e a cidadãos americanos que regressam aos EUA com passaportes eletrónicos.

“Os testes recentemente realizados com sucesso em zonas de rastreio de segurança com elevado tráfego, comprovaram a capacidade do sistema para executar com eficiência e precisão comparações um-para-um de imagens faciais”, afirmou em comunicado Amy Rall, group vice president da Unisys Federal para o Department of Homeland Security. “Esta solução de tecnologia de reconhecimento facial da NEC pode ajudar a tornar o país mais seguro sem ter de transtornar as viagens ou a privacidade dos viajantes”.

“A NEC tem muito prazer em fazer parte de um programa de tão grande visibilidade”, constatou também Raffie Beroukhim, Vice-presidente da Biometrics Solutions Division da NEC Corporation of America. “A precisão e a velocidade do NeoFace, foram fatores determinantes na seleção da tecnologia da NEC e a nossa participação neste programa do CBP dos EUA, é a validação da posição da NEC enquanto líder em tecnologia biométrica”, acrescentou.

O projeto da CBP é uma de várias iniciativas que estão a ser desenvolvidas em resposta a uma resolução do congresso dos EUA no sentido de a entrada/saída de visitantes estrangeiros ser registada por meios biométricos.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor