Acionistas da Nokia à espera de aprovar venda

EmpresasNegócios

Os acionistas da Nokia estão à espera de aprovar a venda do negócio de telemóveis para a Microsoft, com o benefício financeiro do negócio a servir de resistência a um grupo minoritário de investidores que não querem vender um “ícone nacional finlandês”. Em setembro, a Nokia acordou vender a sua unidade de dispositivos e serviços,

Os acionistas da Nokia estão à espera de aprovar a venda do negócio de telemóveis para a Microsoft, com o benefício financeiro do negócio a servir de resistência a um grupo minoritário de investidores que não querem vender um “ícone nacional finlandês”.

NokiaEm setembro, a Nokia acordou vender a sua unidade de dispositivos e serviços, assim como as patentes, à Nokia por 5,44 mil milhões de euros, depois de falhar a recuperação de uma entrada tardia no mercado de smartphones.

Espera-se que o negócio seja fechado no primeiro trimestre do próximo ano depois da aprovação da comissão reguladora e que, com isso, a posição da financeira aumente quase oito mil milhões de euros dos dois mil milhões registados no terceiro trimestre e permite devolver dinheiro aos acionistas, possivelmente através de um dividendo especial.

Desde o anúncio do negócio com a Microsoft, as ações da Nokia duplicaram. No último ano, as ações da empresa finlandesa chegaram aos 1,33 euros, um valor que não se via desde 1994.

A venda da unidade de telemóveis da empresa, a maior marca da Finlândia e que chegou a valer quatro por cento do PIB nacional, foi um “choque” para muitos finlandeses. O sucesso da empresa ajudou a transformar o país numa casa de alta tecnologia.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor