Acer lança kit de programação IoT para estudantes

CloudInovação
0 0 1 Comentário

A Acer anunciou a disponibilidade do seu Starter Kit Internet das Coisas CloudProfessor, um novo tipo de produto educativo que capitaliza no movimento global “Hour of Code” (Hora de Código), que encoraja os estudantes a organizar tutoriais de código.

A Acer pretende que este conjunto de componentes, com fácil configuração e software personalizado, permita introduzir o hardware IoT a qualquer pessoa que esteja a iniciar a sua educação tecnológica.

“Técnicas TI básicas e um entendimento da tecnologia que prevalece no mundo moderno serão essenciais no dia-a-dia nos próximos anos”, afirma Maverick Shih, presidente do BYOC Smart Products Business na empresa. “O CloudProfessor constitui uma parte da contribuição da Acer para assegurar que os estudantes de hoje fiquem preparados para o mundo de amanhã.”

A Acer está a apresentar a solução no BETT Show em Londres, que se realiza entre 25 e 28 de janeiro.

“Soluções de tecnologia educacional como esta oferecem aos estudantes um ótimo ponto de partida em programação. A apresentação de conceitos computacionais de forma divertida e simples resulta em crianças interessadas no que aí vem. Com o CloudProfessor, pretendemos dar corpo a esse interesse em IoT e possibilidades da nuvem”, acrescenta Shih.

A empresa diz que o CloudProfessor é “o primeiro starter kit IoT do mundo que combina hardware, software e a nuvem.” Contém uma placa de desenvolvimento Arduino Leonardo, uma placa de desenvolvimento LED101, Seeed Arduino Shield, dois LED, dois sensores (de luz e temperatura) e um pequeno motor que permite movimento com projetos de robótica.

O kit inclui acesso ao Build Your Own Cloud (BYOC) da Acer, um ecossistema com parceiros de múltiplos setores da indústria, desde chipset, sensor, sistema operacional, middleware, vendors. Essa conectividade pré-programada significa uma abordagem ‘plug and play’ nos dispositivos e criações dos utilizadores. A conectividade permite que se conectem e explorem sem preocupação de segurança, acesso a API e outros desafios tecnológicos que possam distraí-los do objetivo.

A solução foi concebida para correr em apps de smartphones e tablets. Disponível em Android, Chrome OS e dispositivos iOS, os estudantes aprendem através de tutoriais a trabalhar com linguagens de programação como JavaScript, Blockly e LiveCode para completar cenários simples e inspirar-se a criar os seus próprios projetos. Ao remover a necessidade de um portátil ou ecrã de computador, os módulos móveis permitem dar início a projetos de código em qualquer lugar.

O kit incorpora oito pacotes de aplicação para experimentar. Por cada extensão acrescentada depois, a Acer oferece um código de demonstração que utiliza a extensão para promover o desenvolvimento do projeto.

A unidade Acer CloudProfessor consiste numa caixa preta com as dimensões de 108mm x 44mm x 13mm e menos de 100g de peso. Inclui conectividade LAN sem fios 802.11 a/b/g/n e Bluetooth 4.0+ HS. O armazenamento interno  é de 16GB de memória flash integrado na unidade, que também aceita cartões MicroSD com até 128GB de capacidade. O serviço é alimentado por um chipset Intel Atom x5 Z8300 CherryTrail.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor