Academia de Código abre formação gratuita para jovens desempregados

NegóciosStartup

A Academia de Código, com sede na Startup Lisboa, vai abrir uma formação gratuita para dar oportunidade a jovens licenciados no desemprego, de qualquer área académica, de aprender programação.

Existem 15 vagas para esta formação, denominada “Coding Bootcamp”, que vai ter início no dia 7 de setembro. Para concorrer, os interessados devem ser residentes em lisboa, licenciados, estar inscritos num centro de emprego e ter menos de 31 anos de idade. As candidaturas estão abertas até dia 16 de agosto.

Em declarações ao Observador, João Magalhães, cofundador e líder da Academia de Código, disse que “o nosso objetivo é ajudar os jovens licenciados portugueses que estão no desemprego a mudarem a sua vida, aprendendo a programar. Em setembro começamos com este primeiro curso, que é financiado pelo Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa. Mas depois de provado o modelo, em 2016 esperamos chegar já a outros distritos e, a médio prazo, estar em todo o país”.

No final da formação, que terá a duração de 14 semanas, os alunos serão colocados em estágios em empresas parceiras, sendo que posteriormente deverão integrar os quadros profissionais das mesmas.

As aulas do “Coding Bootcamp” vão decorrer na incubadora de empresas Startup Lisboa. O objetivo é que os formandos obtenham todas as bases de código e programação, de modo a tornarem-se programadores capazes de integrar o mercado de trabalho.

Segundo um estudo da Comissão Europeia, estima-se que em 2020 haverá 15 mil vagas por preencher em Portugal na área das Tecnologias da Informação e Comunicação. Neste setor, a oferta de trabalhadores é inferior à procura, por isso a formação nas TI pode ser uma boa aposta para entrar no mercado de trabalho.

Foi neste sentido que surgiu a Academia de Código que tem como objetivo requalificar desempregados que não encontram empregos noutras áreas, pode ler-se no site da startup.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor