Turismo: Natureza de Sintra já fala com os visitantes

Negócios

A ideia é que cada pessoa possa realizar os passeios à mercê da sua curiosidade, acompanhada por uma série de valores naturais que a vão surpreender ao falar com ela”.

A tecnologia que é lançada pela Parques de Sintra estará disponível a partir do dia 13 deste mês. Talking Heritage é um formato em que recorrendo ao uso de iPod e smartphones o visitante terá acesso a informação vocalizada em vários pontos, dando a sensação de que a natureza fala consigo. Com a utilização da câmara do smartphone, a leitura das informações poderá ser feita nos dispositivos móveis, onde passará a estar disponível um alargado conjunto de dados de interesse dos parques da Pena, Monserrate e Capuchos.
 
Este formato combina a tecnologia de identificadores de rádio-frequência (RFID) com a utilização de QR Codes, com acesso através de smartphones. Os itinerários foram definidos com base em habitats ou exemplares selecionados e etiquetados com identificadores de rádio-frequência e QR Codes com acesso a informação escrita, fotografias, ficheiros áudio e vídeo. O texto é vocalizado, dando a ilusão de que “a natureza fala com o visitante”, proporcionando maior proximidade e interatividade entre o visitante e os locais percorridos.
 
Maria Inês Moreira, coordenadora do projeto BIO+Sintra – Redução da pegada de carbono explicou que “O visitante conseguirá captar aquilo que normalmente os seus olhos não veem e ficará a conhecer um outro lado menos conhecido de Sintra. A ideia é que cada pessoa possa realizar os passeios à mercê da sua curiosidade, acompanhada por uma série de valores naturais que a vão surpreender ao falar com ela”.


Autor: admin
Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor