91 por cento das aplicações descarregadas são gratuitas

AppsMobilidade

Uma pesquisa realizada recentemente pela Gartner apurou que 91 por cento das aplicações descarregadas atualmente são gratuitas. O número de aplicações móveis descarregadas em 2012 foi de 64 milhões; para 2013, esse número deve aumentar para 102 milhões e apenas nove por cento dessas apps são pagas, sendo as restantes 91 por cento gratuitas. O

Uma pesquisa realizada recentemente pela Gartner apurou que 91 por cento das aplicações descarregadas atualmente são gratuitas.

appsO número de aplicações móveis descarregadas em 2012 foi de 64 milhões; para 2013, esse número deve aumentar para 102 milhões e apenas nove por cento dessas apps são pagas, sendo as restantes 91 por cento gratuitas. O estudo apura, ainda, que nove em cada dez downloads de aplicações são realizados a partir das lojas oficiais do iOS e Android.

A Gartner antecipa que, em 2017, as duas lojas devem captar 90 por cento do mercado, ainda que o número médio de aplicações descarregadas em cada uma possa vir a diminuir. A tendência explica-se com o facto de um número cada vez maior de utilizadores ter acesso às aplicações que consideram básicas para o seu dia-a-dia e, por isso, não ter necessidade de continuar a descarregar novas aplicações.

O estudo mostra que a procura por aplicações gratuitas é maior entre os utilizadores Android, sendo que 80 por cento das apps descarregadas no Google Play são gratuitas, descendo este número para 60 por cento na App Store da Apple.

A Gartner indicou, ainda, que o mercado de aplicações móveis valeu 18 mil milhões de dólares (cerca de 8.88 mil milhões de euros) em 2012 e, este ano, deverá valer algo como 26 mil milhões de dólares, com o peso das compras dentro das aplicações a aumentar, algo que continuará a acontecer nos próximos anos.

As receitas geradas com este tipo de compras devem representar 17 por cento este ano, sendo que, em 2017, deverá ser 48 por cento da faturação do mercado.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor