Cientistas portugueses aprendem a programar supercomputadores

Negócios

Esse conhecimento é essencial em várias áreas da ciência computacional e a adesão dos investigadores nacionais vai muito positiva”, afirma o responsável pela organização do curso intensivo em Supercomputação Avançada, Luís Moura e Silva, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univers

Como programar um Supercomputador? – 70 Investigadores nacionais vão aprender a programar máquinas que conseguem efectuar triliões de cálculos por segundo, com especialistas do Texas Advanced Computer Center – TAAC (Centro de Computação Avançada do Texas), um dos mais conceituados Centros do mundo na área da computação avançada, e com a NVIDIA Corporation, empresa líder mundial em tecnologias de processadores gráficos programáveis para computação (GPUs), sedeada na Califórnia.
 
O curso vai decorrer nos próximos dias 6, 7 e 8 de julho, no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (UC), e é organizado em parceria com o COLAB – organismo que gere o protocolo celebrado entre o Governo Português e a Universidade do Texas – Austin.
 

“Este curso avançado vai permitir aos investigadores Portugueses adquirirem conhecimentos avançados nas técnicas de programação de supercomputadores baseados em GPUs. Esse conhecimento é essencial em várias áreas da ciência computacional e a adesão dos investigadores nacionais vai muito positiva”, afirma o responsável pela organização do curso intensivo em Supercomputação Avançada, Luís Moura e Silva, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
 
O programa encontra-se disponível em:http://www.uc.pt/fctuc/dei/gpu2011/agenda/
 


Autor: admin
Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor