BitDefender prevê aumento de fraudes de verão

Negócios

Nos últimos dois anos, as pessoas perderam milhões de euros com estas fraudes, em troca de bilhetes falsos, vales de hotéis ou a promessa de férias de luxo no estrangeiro”.
 
 
O responsável pelo laboratório de ameaças online da BitDefender
deixa alguns conselhos para se manter a s

A Bit Defender, galardoado provedor de soluções inovadoras de segurança antimalware para a Internet identificou uma série de fraudes de verão dirigidas aos espetadores de festivais de música, aos fãs de eventos desportivos e aos turistas. O líder das fraudes sazonais é o spam relacionado com a reserva de férias e a confirmação de bilhetes. A BitDefender prevê o aumento da venda de falsas entradas para eventos tanto musicais como desportivos.
 

O verão é uma época em que é relativamente fácil cair no spam temático ou em sites falsos. Algumas fraudes já localizadas pela BitDefender incluem engodos como: “Plano de férias numa soalheira praia da Virgínia”, “69€ por semana na Turquia, Sardenha ou Sicília!”, “Confirme o seu bilhete”, ou “Ordem de verificação de pagamento”. Se a vítima tiver encomendado recentemente bilhetes de avião ou procurou opções para passar as suas férias, enfrenta essencialmente dois riscos. Em primeiro lugar, os mal-intencionados arquivos anexados nos correios eletrónicos, irão expor os utilizadores a worms e trojans. Em segundo lugar, os emails podem incluir hiperligações que dirigem o utilizador a sites online desenhados para roubar dados financeiros.
 

No último mês, a BitDefender também seguiu de perto o aparecimento de uma fraude de voz IP (conhecidas por “vishing”) de marcado carácter veraneante. Normalmente, a potencial vítima recebe uma chamada telefónica em nome de uma agência de viagens falsa que lhe oferece a oportunidade de ganhar uma viagem à Disneylândia. Uma vez online, pede-se à vítima que entre num site e preencha o formulário com o intuito de poder participar no sorteio. Na realidade, o prémio é não uma visita de luxo ao parque temático, mas sim o roubo de dados privados, como o número do cartão de crédito da vítima.
 

“Para além das fraudes tradicionais rejuvenescidas e que aparecem com um novo aspecto, este verão traz algumas novidades interessantes. A receita para uma fraude de férias é simples – tire algumas fotografias de uma ilha tropical, junte um pouco de preços atrativos, um destino popular e terá uma fraude pronta”, aponta Catalin Cosoi, responsável pelo laboratório de ameaças online da BitDefender. E acrescenta: “Outra fraude é a das falsas páginas de venda de bilhetes, uma parte das quais se parecem muito aos sites legítimos que imitam. Nos últimos dois anos, as pessoas perderam milhões de euros com estas fraudes, em troca de bilhetes falsos, vales de hotéis ou a promessa de férias de luxo no estrangeiro”.
 
 
O responsável pelo laboratório de ameaças online da BitDefender
deixa alguns conselhos para se manter a salvo este verão:
 
1-Se comprar bilhetes online, utilize um site de confiança e com o qual esteja familiarizado;
 
2-Investigue a página de venda de entradas e procure as opiniões de outros sobre a mesma antes de comprar;
 
3-Contacte o serviço de apoio ao cliente e faça perguntas tais como a localização e os detalhes de segurança;
 
4-Se procura informação turística, utilize sites reconhecidos las entidades governamentais;
 
5-Mantenha-se informado sobre as últimas ameaças online e os últimos casos de spam e confirme que o seu computador está protegido com um software adequado.
 


Autor: admin
Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor