5G é estratégico para as indústrias, dizem executivos

Negócios
0 4 Sem Comentários

As indústrias de alta tecnologia e de media registam os níveis mais elevados de disrupção inerentes a tecnologias emergentes e novas entradas no mercado, segundo o novo estudo da Ericsson sobre as oportunidades do 5G baseado em opiniões de oito indústrias-chave.

Um novo relatório da Ericsson, denominado “Opportunities in 5G: The view from eight industries”, revela o antecipado impacto do 5G, a próxima geração de tecnologia móvel, em indústrias específicas.

O estudo examina como estas indústrias esperam aplicar o 5G, que utilizações específicas da nova tecnologia serão dominantes nas suas indústrias e que motivações estarão na base da migração para o 5G.

O relatório recolhe as opiniões de mais de 650 executivos em todo o mundo – incluindo CIOs, CTOs, CMOs e outros cargos de direção da infraestrutura de TI – das oito indústrias que deverão sentir o maior impacto da adoção do 5G: o mercado automóvel, empresas de Utilities, segurança pública, fabricantes de alta tecnologia, Internet/nativos digitais, cuidados de saúde, serviços financeiros e media/gaming.

Num documento enviado à imprensa, a empresa sueca revela que a maioria destes decisores depende de tecnologias de comunicação e investe ativamente para fomentar a inovação. Olhando para o futuro, 94 por cento classificam as redes móveis de próxima geração como importantes para o desenvolvimento estratégico dos seus negócios.

A disrupção gerada pelas tecnologias emergentes – como comunicações M2M, conectividade de banda larga, serviço cloud e soluções móveis – é um fator chave por detrás da inovação no negócio para as empresas e indústrias dos inquiridos. Uma grande maioria indica a sua intenção em fazer mudanças significativas nos seus negócios de forma a aproveitar o 5G quando esta tecnologia estiver disponível.

 

Indústria automóvel: os carros vão depender de redes seguras e de alto desempenho

As melhorias na performance, na segurança e nas comunicações entre dispositivos são áreas onde o 5G poderá disponibilizar o real valor para o negócio. O carro conectado é a maior tendência na indústria automóvel, e muito embora muitas pessoas olhem com antecipação para os sistemas de condução autónoma, o GPS melhorado com atualizações constantes de mapas e de informações de transito é a utilização mais favorecida para o 5G a nível global.

Empresas de utilities: o 5G vai ajudar reduzir custos e a proteger as instalações

Produtividade superior, uma introdução mais rápida de novos produtos e serviços a clientes e uma maior eficiência são princípios chave para que as empresas de utilities adotem o 5G. A monitorização e a manutenção remota através de sensores são o maior benefício numa altura em que muitas empresas de utilities procuram proteger ativos valiosos em locais distantes e por vezes sujeitos a condições adversas.

Segurança pública: o 5G vai melhorar a experiência e segurança dos cidadãos

As organizações de segurança pública esperam que a tecnologia 5G e a Internet das Coisas (IoT) ajudem a manter os cidadãos em segurança com uma despesa o mais reduzida possível. Um total de 96 por cento refere que estão já a investir para tirar proveito destas tecnologias. Confiam que as novas redes ampliem as capacidades em dispositivos conectados e para redes de múltiplas configurações através do 5G para facultarem comunicações prioritárias seguras durante uma emergência.

Fabricantes de alta tecnologia: atingir o pico de produtividade com o 5G

Com a entrada de novos entrantes e processos de negócio a ameaçar a indústria de fabricantes, a maioria das empresas planeia aproveitar os benefícios das tecnologias 5G para aumentar a produtividade, melhorar a experiência do cliente e oferecer aos consumidores novos produtos e serviços de uma forma mais célere. Muitos esperam que o 5G ajude a gerir os riscos através da monitorização de ativos e das melhorias na segurança dos locais remotos.

Internet/ Nativos Digitais: melhorar a lealdade do cliente com 5G

As lojas online, redes sociais, ferramentas de organização digital e colaborativas, assim como os serviços de viagens e de partilha de veículos incluídos nesta categoria procuram na tecnologia inovadora um parceiro para os ajudar a manterem-se relevantes, para atrair novos clientes e construírem a lealdade à sua marca. Um total de 96 por cento confirma estar a investir para colher os frutos do 5G, e que as melhorias na experiência do cliente é a principal vantagem esperada deste investimento.

Cuidados de saúde: o 5G promete melhorar a qualidade de vida

Uma significativa maioria de executivos ligados ao setor da saúde espera que o 5G permita implementar novos serviços e produtos que vão melhorar a qualidade de vida ao público, e 94 por cento referem que irão efetuar alterações significativas nos seus negócios para conseguirem aproveitar os benefícios das redes 5G. Adicionalmente, os executivos deste setor consideram que a segurança é tão importante como a performance no que respeita ao valor de negócio do 5G.

Serviços financeiros: o 5G vai melhorar a produtividade e a satisfação dos clientes

A indústria de serviços financeiros espera que o 5G melhore os serviços financeiros móveis em tempo real e o elevado ritmo de comercialização de produtos financeiros. A segurança é a principal preocupação neste mundo, pelo que 84 por cento dos executivos exprimiram um ainda maior interesse no potencial do 5G para permitir transações mais seguras.

Media e Gaming: o 5G vai garantir uma experiência realmente envolvente

Os executivos das indústrias de media e de jogos atribuem a mais elevada prioridade às formas de atraírem as suas audiências e de manterem a sua atenção. Para tal, recorrem a novas experiências muito envolventes – como conteúdo ultra HD 4K e realidade virtual em dispositivos móveis – usando a mais elevada capacidade disponibilizada através de redes 5G. Uma maioria significativa destacou a emissão de conteúdo em directo com visão de 360o graus e a banda larga sem fios fixa como desenvolvimentos adicionais possibilitados pelo 5G.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor