As 5 aplicações que os consumidores mais desejam

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O Observador Cetelem procurou saber quais as aplicações que os consumidores europeus mais utilizam ou pensam utilizar quando estão na loja. A maioria quer comparar preços de produtos com os de outras lojas (73%). Mais de metade também está entusiasmada com a possibilidade de digitalizar códigos de barras/códigos QR dos produtos para aceder a informações

O Observador Cetelem procurou saber quais as aplicações que os consumidores europeus mais utilizam ou pensam utilizar quando estão na loja. A maioria quer comparar preços de produtos com os de outras lojas (73%).

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Mais de metade também está entusiasmada com a possibilidade de digitalizar códigos de barras/códigos QR dos produtos para aceder a informações (60%), sendo que o pagamento através do smartphone sem passar pela caixa interessa a 53%. Estes dados integram o Barómetro Europeu 2014 que este ano faz uma análise à integração da Internet nas lojas físicas.

A infinidade de comparadores de preços disponíveis na Internet oferece ao consumidor um painel de sites e de lojas onde pode encontrar um produto de acordo com o seu custo. Estes tornaram-se uma passagem obrigatória dos consumidores europeus interligados em rede: 41% passam por comparadores de preços antes de fazer uma compra; 32% dos consumidores declaram não utilizar comparadores de preços, apesar de reconhecerem a sua utilidade.

O estudo indica ainda que as aplicações que fornecem informações sobre produtos são essenciais aos olhos dos consumidores, permitindo-lhes encontrar na loja a riqueza de informações a que estão habituados ao consultar na Internet. Deste modo, 15% dos europeus dos 12 países estudados pelo Observador Cetelem já digitalizam com o seu smartphone os códigos QR dos produtos e 37% dos europeus que ainda não o fazem consideram esta aplicação do smartphone muito útil.

Menos citadas, mas também do agrado de muitos consumidores é a possibilidade de receber opiniões das redes sociais sobre os artigos que lhe interessam (49%), bem como o deixar fotografar-se com os modelos e pedir opinião dos amigos em tempo real (44%).

“As aplicações digitais mais votadas são, antes de mais, uma resposta às necessidades básicas e práticas, tanto em termos de informação de preços e de produto, como em termos de conforto e ganho de tempo proporcionados ao consumidor no seu percurso de compra”, afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.


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