Tecnologia da NEC permite definir planos com base em previsões utilizando Big Data

Big DataData-StorageSoftware

A NEC anunciou o desenvolvimento da tecnologia “Predictive Robust Optimization Framework”, que, segundo a empresa, permite ao software que a implemente a tomada de decisões e a realização de planos com base em previsões. Este desenvolvimento é uma parte integrante da sua tecnologia de inteligência artificial (AI) para o avanço da análise de Big Data.

Em 2012, a NEC desenvolveu uma “tecnologia de aprendizagem de mistura heterogénea”, que realiza previsões de alta precisão e grande escala, de uma forma automática, tais como previsões de procura e oferta de energia, água ou recursos alimentares. Esta tecnologia tem contribuído para aumentar o uso eficiente dos recursos, prever a oferta e a procura dos stocks em armazém, o que, conforme refere a empresa, tem ajudando a simplificar a gestão logística, a prever a procura por vários produtos, e a promover a sofisticação da gestão da loja de retalho.

Quando aplicada ao planeamento de distribuição de água baseado em previsões da procura de água, a nova tecnologia foi bem-sucedida na criação de um plano de distribuição com elevada precisão, conseguindo, de acordo com a NEC, uma redução de 20 por cento no consumo de energia necessária para purificar e distribuir a água.

Além disso, quando a tecnologia foi aplicada à definição de preços de produtos com base nas previsões da sua procura, conseguiu definir uma estratégia de preços que pode melhorar em 11 por cento as vendas de loja.

A NEC planeia disponibilizar esta tecnologia comercialmente durante o ano fiscal de 2015.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor