Microsoft Portugal e Governo Regional dos Açores investem em novos modelos de gestão escolar

EmpresasNegóciosProjetos
0 0 Sem Comentários

No âmbito da Estratégia Europeia para a Educação e Formação – Europa 2020 – a Microsoft Portugal e o Governo Regional dos Açores assinaram um Protocolo de Cooperação que promove o acesso de 38 dirigentes de escolas da ilha de S. Miguel ao Programa Líderes Inovadores da Microsoft. Este programa pretende preparar os responsáveis das escolas para os novos desafios e mudanças da educação no século XXI, e desta forma contribuir para reduzir o abandono escolar e aumentar a qualidade e sucesso escolares em todos os níveis e ciclos de ensino.

O intento da Microsoft Portugal e do Governo Regional dos Açores assenta na contribuição para implementar um plano de melhoria do ensino nos Açores, em linha com as metas fixadas no Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, aprovado em setembro de 2015.

Programa Líderes Inovadores irá disponibilizar sessões formativas nas áreas da Liderança, Mudança e Motivação, Metodologia de Gestão de Projeto, Eficácia e Gestão Pessoal, Marketing e Comunicação, que permitam aos dirigentes capitalizar o potencial das tecnologias nas suas escolas, alinhando os modelos de gestão com as competências necessárias para responder aos desafios do século XXI. A formação contará ainda com uma equipa de gestão que, em conjunto com os formadores e líderes empresariais, avaliará a performance dos formandos.

Outra das estratégias passa pelo plano de mudança e melhoria de performance potenciado pela utilização das mais recentes ferramentas tecnológicas, que não só permitirão aumentar a produtividade das escolas e dos seus líderes, mas também favorecer e ampliar a capacidade de intercâmbio entre alunos, docentes e escolas na partilha de conhecimento e de práticas de excelência na área da educação.

“Acreditamos que este é mais um importante passo na inovação do sistema de ensino português e na preparação e capacitação das nossas escolas para os desafios da educação do século XXI. Estamos neste sentido a investir no desenvolvimento ativo dos professores e directores escolares enquanto agentes de modernização e inovaçao do sistema de ensino nacional, potenciando a adopção, quer de novos modelos de gestão escolar, quer de novas abordagens pedagógicas mais adaptadas às necessidades dos alunos da nova era digital”, diz, em nota de imprensa, Alexandre Pinho, diretor de Setor Público na Microsoft Portugal.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor