Centro de Operações Tecnológicas para Jogos do Rio 2016 já foi inaugurado

CloudEmpresasNegócios

A Atos e o Rio 2016 já inauguraram o Centro de Operações Tecnológicas (TOC) para as Olimpíadas de 2016, que terão lugar na cidade brasileira do Rio de Janeiro. A abertura oficial ocorreu na sequência da revisão do 15º projeto pelo Comité Olímpico Internacional aquando da visita para verificar a operacionalidade dos sistemas de TI.

O Centro de Operações Tecnológicas é o Centro de Controlo e Comando de toda a tecnologia que irá monitorizar todos os 144 locais de competições e não-competições. No decorrer dos Jogos, esta instalação com 800 metros quadrados, ficará responsável por monitorizar e controlar os sistemas de IT que dão suporte ao funcionamento dos mesmos e irá ainda fornecer os resultados de todas as competições olímpicas e paralímpicas à média mundial em tempo real.

O Rio 2016 é um importante marco na transformação digital dos Jogos Olímpicos, sendo a primeira vez que a cloud será utilizada para aplicações-chave, incluindo o portal de voluntários e o sistema de acreditações em Jogos de Verão.

TOC na cidade anfitriã será, também, pela primeira vez, suportado remotamente por um novo Centro Técnico de Operações de Tecnologia permanente (TTOC) em Espanha. Este será o modelo operacional para os futuros Jogos, que será integralmente fornecido em SaaS e pela cloud.

O objetivo do TTOC para os Jogos do Rio e posteriores passa por centralizar o suporte dos sistemas de TI críticos dos Jogos num único local. Posteriormente, o TTOC será reutilizado para Jogos futuros, melhorando a eficácia e reduzindo custos. Para os Jogos do Rio, uma equipa de 150 Business Technologists irão proporcionar suporte a partir de Espanha.

O TOC do Rio 2016 tem estado operacional com uma equipa principal, desde o início dos testes, em 15 de julho deste ano. A partir do próximo ano, a 25 de julho, o TOC irá operar na sua capacidade máxima com 500 Business Technologists a ocupar 187 posições para gerir e monitorizar 24 horas por dia, sete dias por semana, a infraestrutura e sistemas tecnológicos. Esta infraestrutura inclui a segurança de TI, telecomunicações, energia e sistemas de resultados. Será composta por uma equipa mista que incluirá a equipa de tecnologia Rio 2016 e pela Atos, que irão operar em conjunto e os outros parceiros tecnológicos como a Cisco, Panasonic, Samsung, Embratel e outras.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor