NEC e NetCracker lançam solução de virtualização do IMS

CloudMobilidadeSoftwareVirtualização

A NEC e a NetCracker anunciaram o lançamento de uma solução de virtualização do IP Multimedia Subsystem (vIMS), com a assinatura da sua marca conjunta, NEC/NecCracker SDN/NFV Solutions. A solução vIMS baseada em NFV implementa as funcionalidades tanto da camada de controlo como da camada de dados do IMS, para prestar serviços móveis de voz sobre 3G (W-CDMA) e de voz sobre LTE (VoLTE). Esta solução virtualizada permite alcançar os mesmos níveis de qualidade de serviço que os obtidos com um ambiente físico.

A solução vIMS suporta a execução de funções de sinalização e de transferência de dados sobre uma plataforma comum de virtualização, assente em servidores de uso geral, garantindo, segundo as empresas, os níveis de fiabilidade e de estabilidade exigidos pelos operadores. A solução vIMS permite aos fornecedores de serviços de comunicações (CSPs) a otimização dos ambientes IMS, através da implementação inteligente de qualquer combinação de componentes funcionais do IMS, de acordo com a procura de serviços e as aplicações necessárias. Com uma solução de vIMS, os CSPs podem, com maior agilidade, lançar novos serviços e facilmente adequar a capacidade às necessidades dos clientes.

De acordo com ambas as empresas, a solução vIMS proporciona aos utilizadores um serviço VoLTE de alta qualidade bem como chamadas de vídeo de alta definição, recorrendo a servidores de uso geral que partilham recursos com outras funções de rede virtual e outras funções de TI. Ao virtualizar o IMS, a solução vIMS pode reduzir os custos associados à prestação e garantia dos serviços, otimizando os indicadores de desempenho, como a qualidade de serviço e o atraso.

O vIMS vem realçar as funcionalidades técnicas da solução VoLTE da NEC. A solução VoLTE já se encontra a funcionar em redes comerciais, tais como a da NTT DOCOMO, demonstrando uma grande disponibilidade e fiabilidade no tratamento da sinalização, gestão de protocolos e processamento de dados.

Enquanto parte de um portefólio abrangente de funções de rede virtual, a solução vIMS pode ser totalmente gerida pela plataforma de Orquestração de Redes e de Serviços da NEC/NetCracker, que proporciona, segundo as empresas, a entrega e garantia de serviços virtualizados num ambiente de rede híbrida.

“A NEC e a NetCracker têm a capacidade comprovada de fornecer soluções inovadoras de redes SDN e NFV, em todo o mundo, como parte da nossa visão para fundamentalmente transformar redes em plataformas mais eficientes, escaláveis e rentáveis”, disse, em nota de imprensa, Atsuo Kawamura, vice-presidente sénior da NEC. “Neste ambiente diversificado, a NEC e a NetCracker vão continuar a criar novos modelos de negócio que satisfaçam os nossos clientes.”

“As soluções de virtualização do IMS constituem um dos primeiros casos de aplicação considerados pelos operadores que planeiam implementar redes NFV”, disse, no mesmo documento, Diane Myers, diretora de pesquisa da IHS. “Com as suas soluções vIMS, a NEC e a NetCracker continuam a expandir um portefólio de soluções de IMS e NFV que permite aos operadores a migração para redes de próxima geração, para aplicações avançadas de voz e vídeo.”   


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor