NEC reforça soluções TIC para a agricultura em Portugal

Big DataData-StorageEmpresasNegócios

A NEC anunciou o desenvolvimento de uma nova solução de análise em larga escala para o cultivo agrícola, que vem reforçar as soluções globais de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desenvolvidas pela empresa com vista ao aumento da produção e eficiência agrícolas.

A solução cria campos agrícolas virtuais baseados em dados meteorológicos, do solo e da vegetação obtidos através de sensores, satélites e drones, assim como outros dados relacionados com as atividades agrícolas, como a irrigação e o uso de fertilizantes. A solução permite, com esses dados, criar simulações de crescimento para esses campos virtuais, fornecendo recomendações personalizadas relativamente ao cultivo da terra, à estimativa de produção e à altura mais apropriada para efetuar a colheita, entre outras.

Esta solução permite também o uso otimizado de água, fertilizante e agroquímicos, em conformidade com o crescimento das culturas e as condições atmosféricas, permitindo a maximização da produção. Para além disso, a solução permite otimizar a colheita em função da produção prevista e da melhor altura para a colheita, e auxilia ainda no funcionamento das unidades de transformação, através do controlo das épocas de plantio, otimizando assim a cadeia de valor da agricultura e da industria alimentar, como um todo.

Tradicionalmente, a melhoria da produção de uma quinta ocorre como resultado da experiência e do know-how acumulados durante um muito longo período de tempo, obtidos através do plantio das mesmas culturas, na mesma área. No entanto, esta nova solução consegue uma modelação científica com base no nível de crescimento das culturas e nas condições ambientais, sem requerer um longo período de acumulação de dados. Isto é conseguido através da cooperação com empresas líderes no mercado agrícola e institutos de pesquisa com um histórico no domínio da utilização das TIC na agricultura, em conjunto com a tecnologia de análise de Big Data desenvolvida pela NEC. Tudo isto torna possível a realização de simulações altamente precisas para novas áreas e culturas num estágio inicial, permitindo implementar uma agricultura sustentável que responda de forma flexível a alterações nas condições de cultivo.

Em colaboração com empresas internacionais na área da indústria alimentar, a NEC está a realizar testes com esta solução para promover a sua comercialização. Como primeiro passo, a empresa assinou um acordo de cooperação com a Kagome para desenvolver tecnologia de cultivo para o processamento de tomates. Desde março de 2015, as duas empresas têm realizado testes que utilizam esta solução em campos agrícolas em Portugal, pertencentes a uma subsidiária da Kagome. Até ao momento, os resultados desses testes incluem o seguinte:

  1. Visualização dos níveis de saturação de água e de stress de nitrogénio em secções específicas da área cultivada, e análise das causas das diferenças de produção entre as várias parcelas dessa área;
  2. Desenvolvimento de métodos de cultivo otimizados;
  3. Previsão, até um mês antes da colheira, da altura mais apropriada para efetuar a colheita e maximizar a produção.

“Desde outubro de 2015, que a Kagome tem trabalhado em colaboração com a NEC para realizar novos testes utilizando esta solução com outra subsidiária com sede na Austrália. A fim de responder ao aumento da procura de tomates devido ao aumento populacional global, a Kagome está a implementar iniciativas para aumentar a produção unitária (produção por unidade de área), nas suas regiões de produção. Este último desenvolvimento da tecnologia para cultivo de tomate é uma dessas iniciativas”, declara Takeshi Saeki, chief financial officer da Unidade Global de Tomate da Kagome.

“A NEC concentra-se no desenvolvimento de soluções sociais que utilizam a sua própria tecnologia de análise, previsão, controlo e análise matemática, para agregar valor à cadeia agrícola, incluindo materiais, produção, processamento e distribuição”, afirma, em comunicado, Osamu Fujikawa, diretor-geral da Divisão Corporativa de Desenvolvimento de Negócio da NEC Corporation. “Desta forma, a NEC pretende ajudar a alcançar a modernização que irá permitir satisfazer a crescente procura mundial por alimentos, garantir uma distribuição equitativa e expandir a disponibilidade de ambientes para alimentos seguros, para todos”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor