Microsoft Portugal e ITEN Solutions assumem-se como novas parceiras

EmpresasNegócios

A Microsoft Portugal e a ITEN Solutions assinaram um Memorando de Entendimento com vista à promoção da qualificação e formação na área das Tecnologias de Informação (TI). O acordo é celebrado no âmbito do programa Ativar Portugal e prevê o desenvolvimento de cursos de formação com certificação oficial e reconhecida em tecnologias Microsoft.

Promover a formação e capacitação dos profissionais e colocar o setor das TI próximo do pleno emprego é um dos objetivos do Ativar Portugal, um programa que tem merecido o contributo ativo da ITEN Solutions, enquanto parceiro de Learning da Microsoft Portugal. No âmbito deste novo protocolo, a ITEN Solutions compromete-se a desenvolver uma oferta de formação oficial e de acordo com os requisitos da Microsoft Learning Competency, e com condições especiais que incluem o desconto de 50 por cento no valor total da formação e certificação.

Parte deste compromisso está refletido no programa de Mentoring levado a cabo pela ITEN Solutions, com vista ao recrutamento e formação de profissionais em tecnologias Microsoft e que disponibiliza a licenciados nas áreas da Gestão, Matemática e Ciências o acesso gratuito a cursos de formação e a condições especiais previstas no âmbito do programa Ativar Portugal. Os cinco alunos com melhor classificação têm a possibilidade de integrar o programa e, ao longo de um mês, acompanhar a equipa responsável por um projeto técnico, bem como integrar uma empresa de TI de referência no mercado, e ainda aceder diretamente a processos de recrutamento e desenvolver a formação de softskills.

João Couto, diretor-geral da Microsoft Portugal, afirma em comunicado, que “a formação e capacitação de mais profissionais na área das Tecnologias de Informação e a criação de mais oportunidades de emprego é um compromisso partilhado por todos os parceiros que integram o programa Ativar Portugal, e em particular pela ITEN Solutions que ao longo do último ano desenvolveu um trabalho extraordinário nesta frente, ajudando a potenciar a tecnologia como um motor de crescimento económico e a aumentar as oportunidades de emprego na área das TI”.

“O programa Ativar Portugal enquadra-se nossa missão de desenvolver e criar profissionais com competência nas Tecnologias de Informação, com variados skills sets, capazes de endereçar as oportunidades do mercado onde existe uma clara falta de recursos. O Playground tecnológico da ITEN, assente em ambiente e soluções Microsoft, potencia a experiência e capacitação deste profissionais e permite que se possam diferenciar e endereçar mais rapidamente as oportunidades existentes”, refere, no mesmo documento, Jorge Queiroz Machado, presidente da comissão executiva da ITEN Solutions.

Ao longo do último ano mais de 4.500 pessoas colocaram o seu perfil na plataforma Ativar Portugal e cerca de 290 empresas têm atualmente 800 oportunidades de emprego ativas, com mais de 500 outras já fechadas. Milhares de pessoas usufruíram também das formações online, disponibilizadas de forma gratuita na plataforma e mais de mil certificações referentes a formações presenciais foram atribuídas pela Microsoft.

A Microsoft Portugal mantém o seu objetivo de estimular e promover a criação de mais emprego no setor das TI, afirmando a tecnologia como o motor do crescimento económico. Neste âmbito, tem a ambição de até 2020 colocar Portugal no centro da Europa, afirmando o país como uma referência em matéria de TI e aumentando o peso das TI no PIB de 3 para 5 por cento e gerando 50 mil novas oportunidades de emprego no setor. A isto soma-se a aposta no empreendedorismo e na criação de 50 mil novas startups por ano.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor