Escola de Comércio de Lisboa abre primeiro contact center pedagógico em Portugal

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No próximo dia 28 de outubro será inaugurado, na Escola de Comércio de Lisboa, o primeiro contact center pedagógico em Portugal. O novo equipamento surge no âmbito do primeiro curso vocacional secundário para técnicos na área dos contact centers a ser lançado em Portugal.

Esta formação vem contribuir para colmatar a necessidade de quadros intermédios qualificados no setor dos contact centers, que em Portugal emprega mais de 55 mil pessoas em mais de 400 contact centers, com um crescimento do emprego estimado em 9 por cento em 2014.

Neste contexto, a Escola de Comércio de Lisboa, em articulação com a PT Contact e a Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC), concebeu e desenvolveu um curso de dupla certificação de nível 4, com a duração de dois anos e com uma forte componente prática, que irá abrir este ano as suas primeiras turmas com algumas dezenas de alunos.

“No Fórum de Empresários da Escola surgiu a necessidade de encontrar um novo perfil profissional que fosse de encontro às necessidades do mercado ao nível do atendimento e do contacto através de telefone, mail, vídeo, bem como da gestão da relação com o cliente”, afirma, em comunicado, Piedade Redondo Pereira, diretora da Escola de Comércio de Lisboa. “A ECL é hoje uma das entidades de referência no nosso país na formação inicial e ao longo da vida. Procuramos orientar os planos de estudos e dotarmo-nos de ferramentas que permitam responder às necessidades do tecido empresarial e antecipar a necessidade da existência de novas competências”.

A forte componente prática e de ligação ao tecido empresarial do novo curso exprime-se pela importância dos estágios em empresa, pela presença de profissionais do setor como formadores e pela formação prática em ambientes reais, de que o novo contact center pedagógico é um excelente exemplo, com uma sala completamente equipada com a colaboração da APCC, PT Contact, mpg, Plantronics e Altitude Software.

“A colaboração com as associações setoriais e o investimento na profissionalização, evolução e valorização do setor dos centros de contacto faz parte do ADN da Altitude Software”, refere, no mesmo documento, Raquel Serradilla, vice-presidente da Altitude Software para a Europa do Sul. “Temos uma politica consistente de apoio à formação nesta área e a iniciativas que valorizem os profissionais do setor. E é com grande prazer que apoiamos esta iniciativa inédita num setor em crescimento e que se está a qualificar e a começar a distinguir pela excelência e pelo valor acrescentado”.


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