App inovadora informa sobre prevenção e fatores de risco do cancro

AppsMobilidadeProjetos

De uma forma geral, às pessoas com deficiência ou incapacidade visual é dificultado o acesso a informação ou serviços de saúde, pela falta de informação em suportes adequados.
 Com o projeto Educação para a Saúde sobre Cancro da Mama para mulheres Cegas e Amblíopes, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) deu os primeiros passos para a elaboração de materiais educativos adaptados, tornando as informações universais e acessíveis a todos.

No decorrer deste projeto criaram-se conteúdos sobre prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, com o objetivo de facilitar o acesso à informação junto de pessoas portadoras de deficiência visual, e a não descriminação e melhores condições de atendimento destas pessoas junto dos serviços de Rastreio de Cancro da Mama da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

De entre as várias atividades desenvolvidas por esta iniciativa destaca-se o seu intento em criar conteúdos sobre prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama em suporte adequado. Nesse sentido, a produção de suportes de informação sobre o diagnóstico precoce e prevenção do cancro da mama será feita em diferentes formatos, nomeadamente através de brochuras de caracteres ampliados e em Braille, publicações eletrónicas (e-book), página web de divulgação das publicações e ainda uma inovadora app que de uma forma simples e acessível informa sobre prevenção e fatores de risco do cancro. A disponibilização destes suportes de informação em diferentes formatos será gratuita.

A realização deste projeto contou com financiamento da Fundação EDP – Programa EDP Solidária 2014, onde foi apoiado na rubrica orçamental da produção de suportes de informação – produção de folhetos com caracteres ampliados e em Braille, e produção de e-book.

Esta iniciativa contou também com o apoio da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) e da Europa Donna (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor