Facebook pensa em novas formas de agradar aos seus utilizadores

e-MarketingRedes Sociais

O Facebook anunciou o desenvolvimento de novas funcionalidades para que os utilizadores possam tirar melhor partido da sua presença online, independentemente da qualidade da Internet e do dispositivo onde o fazem.

Para ter a certeza que cada utilizador acede às histórias mais relevantes do seu ‘News Feed’, independentemente do tipo de dispositivo móvel ou qualidade de ligação, o Facebook deixou, por exemplo, de fornecer o upload de vídeos caso a ligação à Internet não tenha qualidade suficiente. Nesta situação, o ‘News Feed’ disponibilizará menos vídeos e mais atualizações de estados e links.

O Network Connection Class é uma funcionalidade que determina a rapidez de ligação de cada utilizador, disponibilizando assim mais histórias e fotografias em ligações de menor qualidade.

Se o utilizador estiver com uma ligação de menor qualidade, o ‘News Feed’ demorará mais tempo a carregar/atualizar. Desta forma, o utilizador verá primeiro a história que nesse momento lhe interessa, evitando fazer o download de uma panóplia de outras histórias. Se estiver a ver uma fotografia de um amigo ou de uma página, que não esteja totalmente descarregada, será dada prioridade a essa foto em detrimento de uma história a que não esteja no momento atento.

A rede social está igualmente a investir em melhores formatos de fotografias. O JPEG progressivo permitiu começar a mostrar versões de menor qualidade enquanto estão a ser descarregadas, para que os utilizadores possam ver alguma coisa ao invés de não verem nada. Isto diminui a quantidade de dados necessários para enviar fotografias, aumentando a rapidez com que estas podem ser vistas. Esta alteração está disponível para iOS desde o início do ano, bem como para Android.

Se a ligação for especialmente pobre ou de pouca qualidade, não é possível descarregar histórias no ‘News Feed’. Os utilizadores já demonstraram que preferem ver histórias que tenham sido descarregadas antes do que não verem nada, e é o que acontecerá daqui em diante, até terem acesso a uma rede com melhor qualidade. Por exemplo, em ‘modo voo’ os utilizadores continuam a conseguir consultar histórias previamente descarregadas, não necessitando de esperar por nova ligação. A nova visualização de uma história não implica maior gasto de dados. Contudo, em caso de atualização – mais ‘gostos’ ou comentários – as atualizações serão feitas quando vir a história novamente.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor