CGI continua a investir na solução Sm@rtering

EmpresasNegócios

O relatório da KPMG “Sm@rtering Volume Tests – Monitoring Report” comprovou a capacidade de processamento de grandes volumes de dados da solução Sm@rtering da CGI. Os auditores da KPMG acompanharam um estudo realizado pela CGI e criado para medir o nível de eficiência da Sm@rtering no processamento de dados provenientes de cinco milhões de contadores inteligentes. O relatório confirmou a prestação positiva da Sm@rtering no processamento de todos os dados relevantes, em todos os principais processos de negócio envolvidos.

Paulo Luz, vice-presidente da CGI e responsável máximo pela unidade de negócio de Energy and Utilities da CGI em Portugal, refere, em comunicado, que “o mercado energético está a ficar cada vez mais inteligente, o que significa que as empresas de serviços públicos têm que estar preparadas para lidar com volumes de dados cada vez maiores. Para isso necessitam de soluções inteligentes e robustas.”

A solução Sm@rtering, que possui uma intuitiva interface de utilização, permite a um fornecedor de serviços públicos a integração – numa única solução – de contadores de água, gás e eletricidade, bem como de clientes residenciais, comerciais e industriais. Pode ainda ser rapidamente implementada em múltiplas geografias.

Nigel Spooner, vice-presidente da área de Global Utilities da CGI, afirma, no mesmo documento, que “o módulo AMI Supervision & Grid Control da Sm@rtering recebeu recentemente uma nova funcionalidade que oferece às empresas de serviços públicos uma vantagem única durante os processos de integração com sistemas externos e com a nova geração de sensores de rede de baixa tensão. Esta nova funcionalidade foi igualmente validada pela KPMG no seu relatório.”

A solução Sm@rtering nasceu da vasta experiência em AMI da CGI, que inclui o desenvolvimento da rede elétrica inteligente em Portugal, em parceria com a EDP, no contexto do projeto InovGrid. O InovGrid foi selecionado pela Comissão Europeia e pela Eurelectric como o grande projeto de referência de redes elétricas inteligentes na Europa.

Enquanto parte integrante do projeto InovGrid, a solução Sm@rtering foi usada para gerir aproximadamente 400 mil contadores inteligentes de residências privadas em Portugal e Espanha. Este sucesso, combinado com o novo relatório da KPMG, coloca a Sm@rtering na liderança das soluções para gestão de informação num mercado energético cada vez mais impulsionado pelos dados.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor