3 passos que ajudam a melhorar projetos de analítica da informação

Business IntelligenceData-StorageEmpresasNegóciosSoftware

De acordo com o último relatório da BSA (The Software Alliance), vários administradores consideram que pelo menos dez por cento do crescimento que as suas empresas experimentarão entre 2015 e 2019 virá através da analítica de dados. No entanto, muitos deles não estão cientes de que para desenvolver uma estratégia bem-sucedida neste campo, terão primeiro de ‘preparar’ os dados, isto é, deverão aplicar uma série de filtros em matéria de integração e qualidade.

A Information Builders considera fundamental que as companhias tenham em conta alguns princípios antes de se envolverem num projeto de analítica da informação. Nesse sentido, propõe os seguintes passos:

  • As empresas terão que encontrar vias eficientes para recoletar, consolidar e apresentar os seus inúmeros dados para dar suporte a atividades de reporting e analytics em tempo real. Uma infraestrutura adequada de integração garantirá que todos os dados de uma empresa, independentemente da sua fonte ou formato, possam ser utilizados para otimizar o rendimento do negócio e se distanciar da concorrência, por possibilitarem a tomada de melhores decisões.
  • Uma solução de integração de dados que reúna funcionalidades de qualidade da informação pode garantir um nível suficiente de sincronização e integridade, reduzindo simultaneamente os riscos inerentes ao facto de se partilhar informações com fontes internas e externas. Ao incorporar o firewall de qualidade dos dados nos processos de integração, as companhias terão a possibilidade de examinar a informação em tempo real, assim como garantir a sua confiabilidade e validade, antes de juntá-la com outros dados.
  • ‘Masterizar’ todos os dados críticos para o negócio em torno de um único ambiente visual é igualmente uma estratégia importante. Reunir numa única fotografia todos os registos do cliente ajudará a entender melhor as suas necessidades e tirar, por extensão, um maior proveito empresarial.

Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor