ISQ assume direcção do projeto MAESTRI

Projetos

O grupo ISQ ganhou a liderança do projeto internacional MAESTRI (Energy and Resource Management Systems for Improved Efficiency in the Process Industries). O projeto europeu visa o desenvolvimento de um sistema integrado de gestão de energia e recursos na indústria que permitirá uma poupança da ordem dos 20 por cento nos próximos quatros anos.

Esta iniciativa será conduzida pelo ISQ, tratando-se do primeiro e único projeto com coordenação portuguesa no concurso do SPIRE – Indústria de Processos Sustentável.

O projecto MAESTRI terá uma duração de quatro anos e será desenvolvido por um consórcio de 15 entidades europeias oriundas de cinco Estados Membros – Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido. O seu orçamento total ronda os seis milhões de euros, dos quais cerca de dois milhões estão associados à participação portuguesa.

O MAESTRI visa o desenvolvimento de um sistema integrado de gestão de energia e recursos na indústria, assente em metodologias inovadoras de caracterização da eficiência dos processos industriais, em estratégias de incorporação dos princípios da ecoeficiência e de melhoria contínua em toda organização. Todas estas características serão reunidas numa plataforma que tem como base a Internet das Coisas, de modo a simplificar a sua implementação e assegurar o controlo integrado dos processos de melhoria.

Os desenvolvimentos do projeto serão testados em quatro instalações industriais na Europa: duas em Portugal, na empresa MCG – Manuel da Conceição Graça (fábrica de componentes automóveis), e GLNPlast (fábrica de Injecção de peças plásticas); e duas na Alemanha.

“Este projeto permitirá a Portugal posicionar-se na vanguarda no domínio da sustentabilidade industrial no contexto europeu, premiando a aposta de longa data do ISQ no desenvolvimento de competências neste setor, no sentido de cumprir a sua missão de apoio à indústria nacional e competitividade internacional”, diz, em comunicado, Manuel Cruz, presidente do conselho de administração e responsável pelo pelouro da Investigação e Desenvolvimento no ISQ.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor