DNS reforça segurança de domínios .pt

Segurança

A associação DNS.pt, que tem como principal papel a gestão, operação e manutenção do registo do domínio de topo correspondente a Portugal, possui um novo serviço premium de proteção adicional de segurança aos dados associados aos nomes de domínio. O serviço é conhecido por Registry Lock Service e evita alterações, transferências ou remoções não autorizadas.

Ao subscrever a este serviço serão implementadas medidas de verificação adicional aos dados associados a um domínio, em termos de legitimidade para efetuar, no que seja aplicável, quatro ações, nomeadamente a transferência de gestão de nome de domínio, a transferência de responsabilidade técnica de nome de domínio, a remoção de nome de domínio e alterações da informação técnica e delegações na zona.

O serviço destina-se aos titulares de domínios registados sob .pt, pelo que a sua subscrição deve ser realizada pelo titular do domínio e conduzida via registrar ou entidade gestora. Para tal é necessário consultar e aceitar os Termos e Condições aplicáveis e preencher e enviar o formulário de subscrição. A prestação deste serviço premium implica ainda o pagamento de um valor mensal adicional máximo de 5 euros.

Já em 2010, o DNS.pt disponibilizou um serviço preminum na área de segurança, o DNSSEC, nome dado às extensões de segurança ao protocolo DNS concebidas para proteger e autenticar o tráfego DNS.

Além de melhorar a confiabilidade dos utilizadores nos serviços prestados, as extensões DNSSEC suprimem fragilidades do protocolo DNS, prevenem ataques do tipo man-in-the middle e cache poisoning, reduzem o risco de manipulação de informação e reforçam a fiabilidade do sistema.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor