Iniciativa do CDI realiza-se pela primeira vez em Portugal

AppsMobilidadeProjetos

A iniciativa “Apps for Good” do CDI termina amanhã com a realização do evento final na Fundação Calouste Gulbenkian, onde serão mostradas ao público e colocadas em competição as melhores aplicações concebidas pelos alunos entre os 10 e os 18 anos.

Estimular e capacitar jovens a perceberem e aplicarem o potencial da tecnologia para transformar o mundo e as comunidades nas quais se inserem é o objetivo principal do Apps for Good. Este programa chegou a Portugal em janeiro de 2015 a convite da Direção-Geral de Educação, num projeto conjunto do CDI Portugal e do Apps for Good do Reino Unido.

O piloto nacional teve a participação de cerca de 300 alunos e 32 professores de 16 escolas que criaram um total de 56 aplicações.

João Baracho, diretor-executivo do CDI Portugal, afirma, em comunicado, que esta iniciativa “contribui para uma alteração dos modelos educativos atuais no sentido de promover a criação de uma consciência de cidadania ativa e responsabilidade social desde a juventude”. E acrescenta “este projeto contribui igualmente para aumentar o interesse dos jovens pelas áreas tecnológicas, motivando as crianças para uma aprendizagem partilhada que reduza a desmotivação pela escola e consequente abandono escolar, criando competências pessoais de iniciativa e criatividade fundamentais num Mundo em permanente evolução.”

Profissionais do setor tecnológico e professores realçam o gap de novas competências que precisam de ser trabalhadas, preparando educadores e alunos para os futuros desafios profissionais do século XXI.

O projeto teve o envolvimento da Direção Geral da Educação, tendo a Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP e Microsoft como principais financiadores. A Associação Nacional de Professores de Informática e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações acompanham o projeto como parceiros institucionais, garantindo a ligação do programa ao mundo profissional. A Fundação PT, um dos principais parceiros do CDI Portugal, associou-se também à realização dos eventos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor