Sonae desenvolve programa de inovação aberta a nível internacional

Inovação

Três jovens universitárias da Colômbia e de Espanha integram a equipa internacional que venceu o desafio de inovação empresarial lançado pela Sonae no âmbito da iniciativa de inovação aberta Desafio Millennials, promovido com a RedEmprendia.

As estudantes colombianas Lady Beatriz Quevedo Cantor e Claudia Patricia López Pachón, juntamente com a espanhola Lucía Moure Martín, apresentaram uma proposta para a marca de acessórios e roupa infantil Zippy no mercado latino-americano, que conquistou o primeiro lugar e recebeu o prémio no valor de três mil euros.

Através desta ação, a Sonae e a RedEmprendia pretendem incentivar os jovens universitários a iniciarem-se na inovação e no empreendedorismo, procurando soluções para desafios reais colocados.

Em comunicado, Lady Beatriz Quevedo, estudante de administração de negócios internacionais da fundação universitária Konrad Lorenz, refere que participar no Desafio Millennials “foi uma aprendizagem que me permitiu aproximar-me muito mais da realidade do setor”, tanto pelo facto de vir a trabalhar para uma empresa estrangeira como por ter de “sair da minha área de conforto” ao integrar uma equipa com pessoas que não conhecia e de países distintos.

Estar em Espanha, tal como na Colômbia, “ajudou-nos na hora de pesquisar dados, perguntar e gerir aspetos que, talvez se fossemos todas do mesmo país, não tivéssemos conseguido obter”, salientou, no mesmo documento, a estudante da Universidade de Cantabria, Lucía Moure.

Acima de tudo, queria “demonstrar os meus pontos fortes a fazer face aos problemas relacionados com o mercado de trabalho”, diz, na nota de imprensa, Claudia Patricia López, aluna da Universidade Sergio Arboleda,

Segundo Nuno Lopes Gama, head of innovation and future tech da Sonae, esta iniciativa “permitiu aos jovens colocar os seus conhecimentos em prática e à Sonae contar com pertinentes recomendações no plano da internacionalização de uma das suas insígnias”.

Cerca de uma centena de estudantes de sete países se inscreveram na primeira edição do Desafio Millennials, nomeadamente da Colômbia, Espanha, Portugal, México, Brasil, Argentina e Equador. Durante três meses, os universitários tiveram a oportunidade de trabalhar em inovação com empresas de referência internacional, fomentando o empreendedorismo e a criatividade.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor