Atos promove segurança em cidade holandesa

Big DataData-StorageProjetos

Em conjunto com um consórcio de entidades, a Atos pretende aumentar a segurança nas ruas da cidade de Eindhoven. O método recorre à utilização do Big Data e ajudará as autoridades holandesas a tomar decisões sustentadas que mantenham a segurança da cidade. O projeto-piloto da CityPulse revelou já resultados bastante positivos.

O objetivo da CityPulse é ajudar a cidade de Eindhoven a controlar a Rua Stratumseind, a rua com mais bares na Holanda e que recebe mais de 20 mil visitantes todos os fins-de-semana.

“O CityPulse está a ajudar-nos a tornar a Rua Stratumseind num local mais seguro e divertido para todas as pessoas. Estamos impressionados pelos primeiros resultados e pelo trabalho que a Atos conseguiu na gestão de um consórcio que engloba vários parceiros”, diz em comunicado Bianca van Kaathoven, vice-presidente da cidade de Eindhoven.

Este projeto combina análises de dados recolhidos e tratados através das tecnologias de Big Data, em tempo real e com garantia de privacidade. A ideia é que os cientistas de dados trabalham esses indicadores, criem padrões inteligentes e informem as autoridades, para que estas possam tomar decisões e desencadear ações específicas.

Adicionalmente à análise dados de vídeo e som, que utiliza câmaras e microfones de vigilância, a media social é igualmente utilizada para criar uma imagem completa do cenário. Estas soluções vão ajudar as autoridades a dar resposta a situações desagradáveis e evitar o aumento das mesmas.

De acordo com Albert Seubers, responsável de Estratégia Global & Business Development SmartCity na Atos, “a ideia de utilizar o Big Data Analytics em dados provenientes de diversas fontes, poderá ser alargada para muitas outras áreas – por exemplo, dar o alerta aos cidadãos quando os níveis de poluição superam um determinado valor, ou automaticamente redirecionar o trânsito quando os parâmetros de estacionamento e de congestionamento são atingidos. Não há limites para esta solução, nem para o que esta poderá fazer por uma cidade”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor