Atos conclui projecto em parceria com o banco internacional Western Union

EmpresasNegóciosProjetos

A Atos anunciou um novo sistema bancário para a Western Union International Bank (WUIB). A solução é já utilizada por cerca de 40 filiais em toda a Europa.

Muitas vezes, os sistemas de TI existentes não permitem um desenvolvimento e introdução rápida dos produtos no mercado. Para que um novo sistema tenha o comportamento desejado na sua entrada no mercado é fundamental que seja inteligente, moderno e flexível.

“Sistemas flexíveis e escaláveis são cada vez mais um dos factores decisivos para se poder ser mais competitivo. Para além disso, estes sistemas, também são aceleradores na entrada no mercado de novos produtos e facilitadores de crescimento. Possibilitam uma sofisticação das soluções tecnológicas de uma empresa de forma a expandi-las a novos mercados ou regiões sem grandes custos adicionais. A substituição do sistema principal bancário é um dos grandes desafios para esta área de negócio. Sendo o objecto trocar o sistema, que foi desenvolvido ao longo dos anos e que tem sido extensivamente melhorado e optimizado”, diz, em comunicado, Med-El Ghazi, chefe de soluções para serviços financeiros na Atos para a Europa Central e de Leste.

Aquando da formação da Atos, a Oracle FLEXCUBE era a solução que mais se adequava ao banco Western Union. Atualmente a solução foi melhorada e outros sistemas periféricos bancários foram adicionados. Toda a estrutura de aplicações para o departamento jurídico foi igualmente ajustada, sendo que anteriormente apenas atendia de forma parcial à crescente e exigente evolução de negócio.

Em 2012, a WUIB optou por modernizar o seu ambiente de TI. Inicialmente, todas as atividades do centro de dados foram encaminhadas para a Atos, pelo que, pouco depois, todos os pedidos foram transferidos com segurança para o centro de dados da Atos em Viena.

Mais tarde, a WUIB, juntamente com a Atos, modernizou todo o seu sistema de core banking. Para tal, foi realizada, no segundo trimestre de 2013, uma análise de requisitos para que fossem identificadas todas as necessidades funcionais e não funcionais. A isto, seguiu-se uma integração de todos os processos específicos de core banking da WUIB na mais recente versão do software padrão, o Oracle FLEXCUBE 12.

O sucesso deste projecto deve-se também à intensa colaboração entre os serviços especializados, a equipa de TI da WUIB e a equipa de projecto da Atos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor