Heizer Award 2015 é atribuído a investigador português

EmpresasNegóciosProjetosStartup

Sérgio Costa, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), foi distinguido com o prémio Heizer Best Dissertation Award da Entrepreneurship Division da Academy of Management por melhor tese de doutoramento do mundo na área de empreendedorismo. O galardão foi entregue no dia 10 de agosto, em Vancouver (Canadá), no Encontro Anual da Academy of Management.

O português disputou o lugar com mais três finalistas, mas foi a sua tese de doutoramento intitulada Business Model Change in Early-Stage University Spin-offs, desenvolvida na Universidade de Strathclyde, no Reino Unido, que lhe garantiu a premiação.

No seu estudo exploratório, o professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) abordou a evolução dos modelos de negócio em spin-offs universitárias, recorrendo a uma metodologia indutiva e longitudinal, com recolha de dados em tempo real nas fases iniciais de desenvolvimento deste tipo de empresas.

Ao longo de um ano, o docente acompanhou oito spin-offs da Universidade de Strathclyde, efetuando, nesse sentido, cerca de 98 entrevistas, por forma a perceber os mecanismos de alteração do modelo de negócio e o como estes afetam a performance da empresa.

Pela primeira vez nesta área, Sérgio Costa introduziu relações entre a frequência com que o modelo de negócio é alterado e certas variáveis, nomeadamente o grau de envolvimento dos empreendedores, o conhecimento de mercado, de gestão e de arranque de novas startups.

A sua investigação sugere que empresas com elevado desempenho tendem a interagir mais cedo, muitas vezes ainda em fase de constituição, e mais intensivamente com vários stakeholders para iterar os seus modelos de negócio pretendidos. Estas empresas tendem também a estabelecer mais parcerias e com um espectro mais alargado de atores (privados e públicos), para que assim possam aceder a mais recursos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor