Cartões SIM universais serão a nova novidade de mercado

InovaçãoMobilidade

A Apple e a Samsung, em colaboração com a GSMA (representante das operadoras móveis), pretendem lançar uma nova tecnologia de cartões SIM, o E-SIM, um modelo de cartão universal permite trocar instantaneamente de operador sem necessidade de recorrer a outro cartão.

A estratégia das empresas passa por convencer outras entidades do setor a investir numa peça que poderá ser integrada no telemóvel ou tablet aquando a sua fabricação, programando os dispositivos para reconhecer as principais operadoras do mercado. Deste modo, o consumidor poderá mudar de plano e companhia, sem que, para tal, tenha de se dirigir a uma loja ou central para realizar a troca do item ou testar os serviços de outras empresas.

Com o intuito de obter apoio à implementação desta tecnologia, as empresas encontram-se em negociações com várias marcas, nomeadamente a AT&T, Deutsche Telekom, Vodafone, Orange, Etisalat, Hutchison Whampoa e a Telefónica.

Esta iniciativa seria fundamental tanto para as operadoras como para os fabricantes de equipamentos móveis, sendo que, para além de possibilitar a troca instantânea de operador, uniformizaria o tamanho dos cartões SIM.

É expectável que este novo sistema de cartões SIM chegue ao mercado em 2016.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor