Ice Bucket Challenge chega aos telemóveis

e-MarketingRedes Sociais

Tudo começou quando a Samsung decidiu colocar o seu Galaxy S5 a participar nesta campanha, publicando um vídeo em que se ouvia a voz do próprio aparelho dizer as frases do costume neste tipo de vídeos e, no final, desafiar o iPhone 5S, o HTC One M8 e o Nokia Lumia 930. Já todos vimos

Tudo começou quando a Samsung decidiu colocar o seu Galaxy S5 a participar nesta campanha, publicando um vídeo em que se ouvia a voz do próprio aparelho dizer as frases do costume neste tipo de vídeos e, no final, desafiar o iPhone 5S, o HTC One M8 e o Nokia Lumia 930.

Galaxy-S5-ICe-Bucket-Challenge-ad-001

Já todos vimos várias pessoas, umas mais outras menos famosas, participarem do Ice Bucket Challenge, dos banhos gelados, dos banhos públicos, como quisermos chamar-lhes. Alguém publicas nas redes sociais um vídeo em que despeja um balde de água gelada sobre a cabeça, chamando a atenção para uma causa e pedindo um contributo. Mas até há uns dias atrás, ainda não tínhamos visto um telemóvel fazê-lo.

Até que a Samsung resolveu inovar nesta matéria e aproveitar a onda. Colocou um vídeo, no seu canal do YouTube em que o Galaxy S5 anunciava ter entrado na campanha e feito um contributo para a MND Association. No final, como é hábito nestes casos, lançava desafio a três novos participantes: o iPhone 5S, o HTC One M8 e o Lumia 930 da Nokia.

Muitos viram esta ação como uma forma de provocar a Apple pelo fato de o iPhone não ser à prova de água. Os outros dois desafiados são, embora não tenham a mesma resistência do S5 que pode ficar submerso por até 30 minutos.

Bem, mas a verdade é que o Lumia e o One até já responderam ao desafio. O canal do YouTube S Channel publicou também um vídeo em que mostra os dois telemóveis a realizarem o desafio do balde de gelo. E passaram com distinção pois permanecem a funcionar sem problemas. Espera-se agora pela reação da Apple que pode até nem surgir, como é natural.

Publicidade extra, concorrência saudável ou apenas solidariedade e vontade de ajudar o combate a uma doença grave? O fato é que este tipo de desafios continuam a reproduzir-se, um pouco por todo o mundo, e há notícias de que já foram angariados vários milhões de dólares.

Ontem, a ALS Association anunciava já ter arrecadado 62,5 milhões de dólares este ano, sendo que no ano anterior não ultrapassara os dois milhões e meio. O grande reforço da campanha, este ano, terá sido Mark Zuckerberg que participou, teve milhões de visualizações e ainda desafiou Bill Gates que também aceitou o desafio.

Não se sabe exatamente quando surgiu o Ice Bucket Challenge. A versão mais próxima do oficial é a de que terá surgido na sequência do envolvimento do antigo jogador de baseball Pete Frates, que vivia com a doença desde 2012 e tem ajudado a ALS juntamente com a sua família. Esta iniciativa atraiu outras estrelas do desporto norte-americano e assim terá começado o viral.

O desafio tem sido usado maioritariamente para angariar dinheiro para a ALS mas os participantes podem escolher a associação a apoiar. A Samsung, por exemplo escolheu a MND, congénere britânica da ALS. Em Portugal tem sido escolhida a APELA – Associação Portuguesa para a Esclerose Lateral Amiotrófica.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor