CEC revela crescimento dos roubos por cibercrime

Segurança

Os dados foram revelados num evento que serviu para fazer o balanço do ano de atividade do Centro Europeu do Cibercrime (CEC). No balanço, foi ressalvado o papel do Centro Europeu do Cibercrime em duas investigações internacionais, que seguiram o rasto a um esquema de Ransomware que afetou milhares de computadores e que terá gerado

Os dados foram revelados num evento que serviu para fazer o balanço do ano de atividade do Centro Europeu do Cibercrime (CEC).

Cyberataque

No balanço, foi ressalvado o papel do Centro Europeu do Cibercrime em duas investigações internacionais, que seguiram o rasto a um esquema de Ransomware que afetou milhares de computadores e que terá gerado mais de um milhão de euros anuais em receita para promotores ilegais.

Neste caso, este tipo de malware atuou, bloqueando os dispositivos e devolvendo-os, apenas em troca de um pagamento. “Neste caso o utilizador visado era acusado de visitar sites com conteúdos inapropriados, pelo que ficaria sujeito ao pagamento de uma multa de cem euros às autoridades.”

Os dados divulgados revelaram ainda que o centro está envolvido em nove operações policiais relacionadas com exploração infantil online.

“No domínio da fraude está a participar neste momento em 16 investigações, depois de no ano passado ter ajudado a desmantelar três redes internacionais ligadas a fraudes com cartões de crédito.”

Numa destas operações, foram detidos 29 suspeitos que tinham, até à data, angariado 9 milhões de euros com um esquema que afetou os proprietários de 30 mil cartões.

A CE alerta para o crescimento do cibercrime a partir destas tendências e para a cada vez maior sofisticação dos esquemas que o levam ao terreno. “É também sublinhado o baixo nível de denúncias relativas a crimes nesta área, muitas vezes com impacto relativamente reduzido em cada utilizador afectado, mas com um enorme impacto a nível global graças ao efeito de escala que é possível garantir ao atingir milhares de vítimas.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor